Pular para o conteúdo principal

1ª Ação em Saúde do Nasf

 Organização do Evento: (Da esquerda pra direita) ACS Nascimento, ACS Eudes, ACS Henrique, Enfermeira Aldejane, Educador Físico Alberico, ACS Leardo, Dentista Conrado, ACS Francisco, ACS Raimundinho, Fisioterapeuta Antônio Neto, Auxiliar Conceição, Auxiliar de Enfermagem Raimundinha (e a filha Raiane), Assistente Social Patrícia, Auxiliar de Dentista Cliediane, Fonoaudióloga Havenna.



 Organização do Evento: (Da esquerda pra direita) ACS Nascimento, ACS Eudes, ACS Henrique, Enfermeira Aldejane, Educador Físico Alberico, ACS Leardo, Dentista Conrado, ACS Francisco, ACS Raimundinho, Fisioterapeuta Antônio Neto, Auxiliar Conceição, Auxuliar de Enfermagem Raimundinha (e a filha Raiane), Assistente Social Patrícia, Auxiliar de Dentista Cliediane, Psicólogo Raimundo Neto.

Equipe Nasf: Educador Físico Alberico, Assistente Social Patrícia, Fonoaudióloga Havenna, Fisioterapeuta Antônio Neto, Psicólogo Raimundo Neto.
________________________________________

  No dia 25 de Maio de 2011, quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Batalha,  pela Secretaria de Saúde de Batalha, e iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde  da Família (NASF) e da Equipe de Saúde - Cedro, realizou a 1ª Ação em Saúde do NASF com a comunidade na localidade Caraíbas, no Unidade Escolar Joana D’arc.

        Participaram da ação mais de 150 pessoas da localidade Caraíbas, e outras localidades próximas, organizadas em sete grupos educativos abordando explicações sobre vários tipos de câncer e o papel da prevenção como cuidado à saúde.

      As atividades foram realizadas em dois momentos. No primeiro momento, no Clube Caraíbas, o educador físico Alberico Magalhães, realizou um grupo de exercícios físicos, com alongamentos, integrando a comunidade e preparando-se para atividades seguintes que ocorreram durante toda a manhã. Os agentes comunitários de saúde, nesse momento, distribuíram cartões coloridos dividindo a comunidade presente em subgrupos encaminhados para a realização de outro momento na escola.

         Durante o segundo momento, os sete subgrupos foram divididos por cores, e cada um dos profissionais da saúde apresentou em tema relacionado ao câncer, com o apoio e coordenação dos agentes comunitários de saúde:

1.     Grupo Lilás: Dentista Conrado e Auxiliar de Enfermagem, abordando Câncer de Boca;

2.   Grupo Vermelho: Assistente Patrícia Alencar e ACS Henrique, abordando Câncer de Mama;

3.  Grupo Amarelo: Psicólogo Raimundo Neto e ACS Francisco, falando sobre Saúde Psicológica, Câncer e Representação Simbólica;

4.      Grupo Branco: Educador Físico Alberico Magalhães e ACS Eudes, explanando sobre Atividade Física como mecanismo preventivo;

5.     Grupo Verde: Fonoaudióloga Havenna Portela e ACS Raimundinha, falando sobre Câncer de Cabeça e Pescoço;

6.      Grupo Azul: Fisioterapeuta Antônio Neto e ACS Leardo, explicando sobre Câncer de Pele;

7.      Grupo Laranja: Enfermeira Aldejane e ACS Nascimento, falando sobre Câncer de Útero.

Após a explanação das temáticas, cada grupo elegeu seu representante e recebeu uma letra colorida que, mais tarde, foi utilizada para compor um nome específico que auxiliou à comunidade na reflexão sobre o evento e sobre o que foi construído naquele momento.

Então, todos os grupos se dirigiram à capela da localidade Caraíbas, e os representantes escolhidos anteriormente foram compartilhar o que haviam aprendido com os profissionais de saúde sobre câncer, adoecimento e prevenção.

Após todas as apresentações formou-se o nome “Prevenir”, importante para o entendimento e reflexão da população que construiu conhecimento com os profissionais de saúde.

Em seguida, aconteceu uma dinâmica com todas as pessoas ali reunidas. Um momento de descontração e divertimento, com sorteio de brindes e um lanche oferecido na escola Joana D’arc.

A população também participou oferecendo retorno aos profissionais presentes sobre a importância de grupos educativos nos espaços comunitários, avaliando o evento como positivo e importante para os cuidados diários em saúde, solicitando a participação dos mesmos profissionais em outros momentos.

É importante considerar que práticas educativas são imprescindíveis em qualquer território, e que o Nasf vem tentando, desde Setembro de 2009, amadurecer e consolidar no município junto às comunidades.

Informamos ainda que todos os projetos de intervenção propostos pelos profissionais foram construídos buscando solucionar problemas de saúde da comunidade nos territórios em que as equipes de saúde da família atuam; estratégias pensadas juntamente com todas as equipes de saúde da família.

Agradecimentos:

Agradecemos também a participação de toda a equipe gestora do Colégio Joana D’arc e ao Raimundinho e família do Clube Caraíbas pelo apoio que deram aos profissionais da Secretaria de Saúde na organização do evento.


Fotos do Evento:













PREFEITURA MUNICIPAL DE BATALHA/NASF - BATALHA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim