Pular para o conteúdo principal

Ações da secretaria municipal de educação


CAPACITAÇÃO "ESCOLA ATIVA"

Foi realizado no dia 30.04.2011(sábado), no auditório da Secretaria Municipal e Educação, uma capacitação ministrada pela coordenadoras Maria Dalva Moura Silva e Maria do Socorro Lustosa Cardoso para professores que trabalham com classes multisseriadas na zona rural do município, com o objetivo de qualificar professores na metodologia do Programa Escola Ativa.

O Programa Escola Ativa é uma tática metodológica do MEC para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas, propondo ainda valorizar o profissional da educação, através de formações em caráter inicial e continuada, com acompanhamento pedagógico, atuando nas séries iniciais do ensino fundamental, nas classes multisseriadas aliando aos princípios norteadores da Educação do campo e os princípios do nível de ensino, atendendo as exigências do ensino fundamental de nove anos.

Para auxiliar o trabalho de educador, o Programa propõe estratégias de organização do trabalho pedagógico e trabalha com alguns elementos como: cadernos de ensino- aprendizagem, atendendo as necessidades da Educação do Campo.

LIVROS DIDÁTICOS PARA O MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Batalha em parceria om a Secretaria Municipal de Educação, em constante preocupação com a educação do nosso município, vem investindo na compra de livros didáticos para o ensino fundamental I e II, bem como para o ensino infantil, com o propósito de melhor atender a demanda do nosso corpo discente. A aquisição desse material tem por objetivo, ajudar no aprendizado dos alunos da rede pública de ensino e facilitar o trabalho dos docentes em sala de aula.

As coleções de livros de Ensino Religioso e Arte são destinados aos professores na modalidade de Ensino Fundamental I e II. Na Educação Infantil está destinado um livro integrado para as crianças do Pré I e Pré II.

Isso demonstra o notório interesse do gestor do Poder Executivo Municipal e da Secretária Municipal de Educação, em buscar uma educação de qualidade e formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de exercer seu papel perante a sociedade.

FORMAÇÃO DO I MÓDULO DA ESCOLA ATIVA

Aconteceu nos dias 07 e 08 de abril de 2011, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a 1ª Capacitação de Professores do Programa Escola Ativa, ministrada pelas coordenadoras Maria do Socorro Lustosa Cardosos, Maria Dalva Moura Silva e Maria do Socorro Silva.

O Programa Escola Ativa propõe uma estratégia metodológica, voltada para gestão de classes multisseriadas, que combina uma série de elementos de caráter sócio-pedagógico e administrativo, buscando aumentar a qualidade da educação oferecida naquelas classes, situadas notadamente no campo. O projeto utiliza diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especial, estimulando a participação e atualização de professores.

O objetivo da formação foi capacitar professores municipais para atuarem na metodologia do programa, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem da educação do campo e mais especificamente das classes multisseriadas.

Foram realizadas nos dias 28 e 29 de abril , as matrículas institucionais dos professores selecionados no Programa PARFOR – 1ªLicenciatura para o Curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Piauí.

Foram efetuadas nos dias 05 e 06 de maio as matrículas curriculares dos professores da 2ª Licenciatura dos cursos de Biologia, Educação Física, Filosofia e História-2º Período de 2011, e de 1ª Licenciatura do Curso de Pedagogia do 1º Período de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim