Pular para o conteúdo principal

Batalha receberá o Projeto Rondom

 O município de Batalha, agora contará com mais um aliado na busca pela melhoria na qualidade de vida da população. É o projeto Rondon, que chega ao município com o objetivo de buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
A Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal de Educação, Laura Leite, reuniu todos os Secretários Municipais, diretores de escolas, professores, e representantes de entidades de classe, a fim de preparar as equipes que irão receber o Projeto Rondon, bem como traçar planos de trabalho durante o período em que as equipes estiverem no município. Os encontros aconteceram no auditório da Secretária Municipal de Educação.
Programação:
De 17 a 29 de Janeiro vários cursos, palestras e oficinas serão ministradas pelos estudantes universitários com apoio logístico da prefeitura municipal, por exemplo, Uso Racional de Medicamentos, Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde, Oficina de Informática, Agricultura Sustentável, Projeto Calha Pet, Evolução da Comunicação, Gerenciamento de Resíduos, Passeata Ecológica, Humanização no Atendimento Público, Sexo, Droga e Rock in Roll, Reclica-Óleo, Primeiros Socorros, Teatro de Bonecos, Agricultura Orgânica, dentre outros.
Inscrições:
As inscrições para os Cursos, Oficinas e Palestras acontecerão a partir de amanhã (12) na Secretaria de Educação, Casa Kolping, STTR, Unidade Escolar Conselheiro Saraiva, Sec. Saúde, casa da Comunidade Vila Kolping, Assentamento Frecheira (Casa da Comunidade), Vitória de Baixo (Colégio Tenente Freitas) e Caraíbas II (Casa da Comunidade).
A abertura oficial dos trabalhos do Projeto Rondon acontece dia 17/01, às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo Messias Freitas, e o encerramento dia 29 de Janeiro, na Praça da Matriz, onde será realizado um Festival Cultural.
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto Rondon chega a cidade de Batalha com o apoio da Prefeitura Municipal, com a iniciativa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).


Por:Lima Neto
Um dos primeiros contatos da equipe da Universidade estadual de Minas Gerais foi com o Batalha Show, a Aluna de engenharia ambiental, Priscila Drumond foi quem primeio fez contato com nossa redação, através do e-mail -> batalha-show@hotmail.com, ela nos perguntava alguns aspectos socioeconômicos, culturais e turísticos da cidade, logo em seguinda, sua Professora, Karina Blaz, que durante nossas conversas ela me revelou que tem raizes em Batalha e finalmente um outro aluno, Paulo Henrique. Acompanhei todo o processo, já que eles passariam por uma espécie de concurso, pois era mais de uma equipe que disputava o desenvolvimento do Projeto em Batalha e somente uma iria atuar em nosso município, e segundo elas, nossas informações ajudaram na conquista da vaga.
Esperamos que o Projeto Rondon, que tem parceria com a Prefeitura Municipal de Batalha dê certo e que ele ajude no desenvolvimento social de nosso povo.

Célio Jr - Adm. Batalha Show

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim