A Igreja Matriz de São Gonçalo, em Batalha, um dos símbolos religiosos da cidade está com o teto sob risco de cair. O alerta foi feito pelo Engenheiro Adalto Fortes, durante uma vistoria realizada no imóvel.
A visita do Engenheiro foi solicitada pelo próprio pároco do município, padre Evandro. O templo religioso é o principal cartão postal da cidade, e as últimas reformas foram consideradas inadequadas, além de não oferecerem segurança para os frequentadores.
Hoje todo esse patrimônio se encontra ameaçado. A Igreja está tomada por cupins que se alojam nas paredes e no teto. A madeira do telhado está comprometida. Também há infiltrações e problemas na rede elétrica.
De acordo com informações extra-oficiais, as tesouras que sustentam a estrutura superior da igreja são insuficientes para suportar a carga, além de estarem prejudicadas com a ação dos cupins.
Devemos ressaltar também que lá não tem equipamento de combate a incêndio, não tem extintor, nem luminária de emergência. Adalto Fortes não pode precisar exatamente quando vai desabar, mas disse que o local está seriamente ameaçador.
A Paróquia vai orçar o custo da obra e encaminhar para o bispo de Parnaíba. Mas quem quiser colaborar com a reforma pode fazer doações na casa paroquial, localizada na Avenida Messias Melo, na Praça da Matriz, em Batalha, ou depósito no Banco do Brasil, Agência: 3893-8, Conta Corrente: 5248-5 de titularidade da Paróquia.
Esperamos que essas providências não demorem muito, pois com a chegada das chuvas no final do ano a tendência é que a situação seja agravada.
Fonte: Folha de Batalha
Comentários