A Prefeitura Municipal de Batalha realizou nesta terça-feira (9), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Educação em Saúde e Controle Social”, que teve como objetivo discutir a reorganização do modelo de atenção à saúde, com base na avaliação e planejamento, através da discussão dos problemas para proposição de diretrizes e atualização do Plano Municipal de Saúde.
O evento contou com grande participação popular entre profissionais de saúde, secretários de governo e representantes de ONGs.
A mesa foi formada pela Secretária Municipal de Saúde, Jacqueline Melo, Vereadora Fátima Machado, Sec. Mun. De Educação, Laura Leite, Presidente dos ACS, Maria do Carmo, Conselheiro Tutelar, Luiz Euquério, Diretora do Hospital Local, Jesus Carvalho, coordenador do CRAS, Márcio Borges e conferencistas.
As palestras sobre os diversos temas foram ministradas pelos conferencistas Vinícius Oliveira (cirurgião dentista, especialista em vigilância sanitária) e Iolanda Soares (Médica veterinária, especialista em epidemiologia das doenças não transmissíveis).
Para Jacqueline, o evento representou um passo positivo para o município, pois através dos debates apresentados em um amplo espaço democrático, opiniões e ideais serão ponderadas para desenvolver ações importantes que ofereça um melhor serviço de saúde para os batalhenses.
No período da tarde, os participantes foram organizados em Grupos de Trabalho, para elaborar as propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Saúde. Em seguida, houve a plenária de efetivação das propostas e a eleição dos delegados, que representarão Batalha na Conferência Estadual de Saúde.
Por:Lima Neto
Comentários