FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR
A saúde e educação estão intimamente ligadas, uma vez que se nota uma melhora da saúde a partir da melhora do potencial de aprendizagem, bem como verifica-se um aprendizado mais proveitoso a partir de uma boa saúde.
A Escola representa para a fonoaudiologia um espaço privilegiado para as ações preventivas, especialmente aquelas voltadas para crianças pré – escolares e escolares.
O trabalho nas escolas consiste em detectar precocemente alterações fonoaudiólogicas (ou de outras especialidades), bem como instruirem os professores a detectar e encaminhar precocemente esses alunos.
Foi com esse propósito que a Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF esteve realizando palestras na escola visconde e sabugosa, da rede municipal de ensino.
Num primeiro momento a fonoaudiologia apresentou seus objetivos aos professores mostrando: O que fonoaudiologia; qual a diferença entre fonoaudiologia clinica e escolar; quais os objetivos do fonoaudiólogo na escola; as principais alterações fonoaudiologicas encontradas em pré- escolares e escolares, como os professores podem identificar essas alterações e encaminhar essas crianças precocemente.
Conhecida a atuação fonoaudiológica nas escolas e inter relação professores – fonoaudióloga, foi sugerido que os próprios professores fizessem uma triagem das crianças que eles acreditavam que necessitavam de uma avaliação mais detalhada. Os alunos encaminhados foram observados em classe para obtenção de dados complementares.
Após a avaliação mais detalhada dos alunos indicados pelos professores, foi feita com todos os demais alunos uma triagem através de meatoscopia.
Os alunos que apresentaram excesso de cêra no conducto auditivo, e/ou alguma alteração fonética foram chamados os pais para orientação coletiva e feitos os encaminhamentos necessários.
Foram convidados pais de 24 alunos e compareceram 22. Todos participaram ativamente da conversa, foram esclarecidas as duvidas que eles tinham a respeito do desenvolvimento e alterações de leitura e escrita, fala, linguagem, voz e audição.
Gostaria de agradecer a toda equipe da Escola Visconde Sabugosa II pela atenção, ajuda e preocupação com as crianças.
(Texto: Havenna Portela - Fonoaudióloga do NASF)
Comentários