Pular para o conteúdo principal

I Fórum Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas

A Câmara Municipal realizou na manhã desta segunda-feira (20), em seu auditório, o I Fórum Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas no município de Batalha,
O evento contou com a presença do prefeito Amaro Melo; vice-prefeito Adão; do juiz Luís Moura Correia; da deputada federal Iracema Portella; do deputado estadual Marden Menezes, do presidente da Fundespi, José Gomes; da assessora técnica da Coordenadoria de Juventude do Piauí, Samara Martins; do diretor de qualificação da SETRA, Adilson Costa; vereadores de Batalha, secretários municipais, professores, representantes de entidades sindicais, agentes de saúde, Conselheiros tutelar, Clube dos desbravadores, religiosos e estudantes do município.

A Presidente da Câmara, vereadora Patrícia Vasconcelos (PT), ao conduzir os trabalhos, disse sentir-se gratificada por esta realização proposta pelo vereador Augusto César, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, e nada maior do que a junção de forças para debater a nível de Batalha, a melhor maneira de combater as drogas que afetam negativamente as famílias batalhenses.





O vereador Augusto César (PP), destacou que um dos objetivos do evento é fazer com que cada um dos participantes seja um multiplicador das informações e discussões que estão acontecendo no município. “Nós vereadores, que estamos sempre bem próximos da comunidade, estamos vendo o vício destruir famílias inteiras, então entendo que é importante que se trate o uso de drogas desde o começo”. E por fim, disse se sentir feliz pelo sucesso deste evento, e agradeceu a presença do prefeito municipal e sua equipe, pois as ações concretas dependerão basicamente da administração municipal.

O juiz da comarca de Batalha, Luis Moura Correia, falou sobre a importância de unir forças para discutir soluções no que diz respeito ao combate às drogas e ao tráfico. “Tivemos uma apreensão grande de drogas aqui em Batalha recentemente, inclusive com oxi, a situação aqui é alarmante. Temos que ser transparentes ao falar de drogas, e essa é uma vantagem que vejo em Batalha; existem as divergências políticas, mas sentamos à mesa e conversamos, discutimos”, comentou o magistrado.



Para a deputada Iracema Portella, representante da Comissão Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas e da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas, o combate às drogas está ganhando mais força a cada dia. “Essa luta é uma luta é uma luta de todos. Enfrentamos um cenário difícil, pois a cada dia surgem novas formas de drogadição, como o oxi, que consegue ser ainda mais devastador do que o crack, vicia e mata mais rápido, mas acredito que estamos no caminho certo”, disse a parlamentar. De acordo com ela, nunca houve no Brasil um momento tão propício para bater de frente com a problemática das drogas. “Há mobilização do poder público e da sociedade civil organizada, isso tem muita força”, destacou.



O deputado estadual Marden Meneses, representando a Frente Parlamentar de Combate às Drogas da Assembléia Legislativa do Piauí, solicitou o relatório final deste Fórum, para que a assembléia possa direcionar parte de suas ações relacionadas ao tema, para esta região e o município de Batalha.



 O Prefeito Amaro, disse que o problema das drogas não é um problema prisional, mas de saúde pública, e é preciso que a União fortaleça os estados e municípios, para que se estabeleçam políticas públicas antidrogas a começar pela saúde e também pela educação, que é parte responsável pela recuperação, inserção e reinserção dos dependentes na sociedade. Em seguida, se reportou ao vereador Augusto César, dizendo que o poder público municipal abraça com simpatia esta ação legislativa e que as secretarias de saúde, educação e assistência social estarão envolvidas neste processo de debate e comprometimento. “Que todos os presentes sejam promotores e multiplicadores para o fortalecimento do combate às drogas em nosso município”. Amaro Melo.
Após as palestras e debates, O I Fórum Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Batalha formou uma comissão para elaboração de um documento com proposições relacionadas ao tratamento e reinserção de dependentes químicos, combate e repressão ao tráfico no município e acompanhará os demais encaminhamentos sobre o tema. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim