A Câmara Municipal realizou na manhã desta segunda-feira (20), em seu auditório, o I Fórum Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas no município de Batalha,
O evento contou com a presença do prefeito Amaro Melo; vice-prefeito Adão; do juiz Luís Moura Correia; da deputada federal Iracema Portella; do deputado estadual Marden Menezes, do presidente da Fundespi, José Gomes; da assessora técnica da Coordenadoria de Juventude do Piauí, Samara Martins; do diretor de qualificação da SETRA, Adilson Costa; vereadores de Batalha, secretários municipais, professores, representantes de entidades sindicais, agentes de saúde, Conselheiros tutelar, Clube dos desbravadores, religiosos e estudantes do município.
A Presidente da Câmara, vereadora Patrícia Vasconcelos (PT), ao conduzir os trabalhos, disse sentir-se gratificada por esta realização proposta pelo vereador Augusto César, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, e nada maior do que a junção de forças para debater a nível de Batalha, a melhor maneira de combater as drogas que afetam negativamente as famílias batalhenses.
O vereador Augusto César (PP), destacou que um dos objetivos do evento é fazer com que cada um dos participantes seja um multiplicador das informações e discussões que estão acontecendo no município. “Nós vereadores, que estamos sempre bem próximos da comunidade, estamos vendo o vício destruir famílias inteiras, então entendo que é importante que se trate o uso de drogas desde o começo”. E por fim, disse se sentir feliz pelo sucesso deste evento, e agradeceu a presença do prefeito municipal e sua equipe, pois as ações concretas dependerão basicamente da administração municipal.
O juiz da comarca de Batalha, Luis Moura Correia, falou sobre a importância de unir forças para discutir soluções no que diz respeito ao combate às drogas e ao tráfico. “Tivemos uma apreensão grande de drogas aqui em Batalha recentemente, inclusive com oxi, a situação aqui é alarmante. Temos que ser transparentes ao falar de drogas, e essa é uma vantagem que vejo em Batalha; existem as divergências políticas, mas sentamos à mesa e conversamos, discutimos”, comentou o magistrado.
Para a deputada Iracema Portella, representante da Comissão Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas e da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas, o combate às drogas está ganhando mais força a cada dia. “Essa luta é uma luta é uma luta de todos. Enfrentamos um cenário difícil, pois a cada dia surgem novas formas de drogadição, como o oxi, que consegue ser ainda mais devastador do que o crack, vicia e mata mais rápido, mas acredito que estamos no caminho certo”, disse a parlamentar. De acordo com ela, nunca houve no Brasil um momento tão propício para bater de frente com a problemática das drogas. “Há mobilização do poder público e da sociedade civil organizada, isso tem muita força”, destacou.
O deputado estadual Marden Meneses, representando a Frente Parlamentar de Combate às Drogas da Assembléia Legislativa do Piauí, solicitou o relatório final deste Fórum, para que a assembléia possa direcionar parte de suas ações relacionadas ao tema, para esta região e o município de Batalha.
O Prefeito Amaro, disse que o problema das drogas não é um problema prisional, mas de saúde pública, e é preciso que a União fortaleça os estados e municípios, para que se estabeleçam políticas públicas antidrogas a começar pela saúde e também pela educação, que é parte responsável pela recuperação, inserção e reinserção dos dependentes na sociedade. Em seguida, se reportou ao vereador Augusto César, dizendo que o poder público municipal abraça com simpatia esta ação legislativa e que as secretarias de saúde, educação e assistência social estarão envolvidas neste processo de debate e comprometimento. “Que todos os presentes sejam promotores e multiplicadores para o fortalecimento do combate às drogas em nosso município”. Amaro Melo.
Após as palestras e debates, O I Fórum Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Batalha formou uma comissão para elaboração de um documento com proposições relacionadas ao tratamento e reinserção de dependentes químicos, combate e repressão ao tráfico no município e acompanhará os demais encaminhamentos sobre o tema.
Comentários