Pular para o conteúdo principal

Batalha 155 Anos de tradições e emoções

O Município Brasileiro situado na Região norte do estado do Piauí, denominado de Batalha, completa hoje, 15 de dezembro de 2010 mais um ano de emancipação política, com este já se passaram 155 anos que a terra da ametista foi elevada a categoria de cidade pela primeira vez.
Com um histórico bem extenso e repleto de curiosidades nossa Batalha foi elevada a categoria de Villa as quinze dias do mês de dezembro do ano de mil oitocentos e cinqüenta e cinco, sob decreto do presidente da província do Piauhy, Frederico d’Almeida e Albuquerque. O Presidente da Assembléia Provincial, Antônio Francisco Salles e os Deputados Simplício Mendes, Jacob Almendra e José Mariano Lustosa Amaral dão o tom político do evento. Na tribuna, a Lei de criação da Batalha. Daí o povoado Batalha passou a denominar-se Villa de Batalha.
Antes disso, em 1842, José Felício Pinto, em seu livro O Município no Piauí, nos dá a notícia do desmembramento do território de Batalha do município de Piracuruca, nosso tronco - mater. A Matriz de São Gonçalo, iniciada sua construção em 1794, fora concluída em 1814: 20 anos. Em 1838, Manoel Resplende funde os sinos de bronze de nossa Igreja, no Quartel das Barras.
Antes, no dia 22 de agosto de 1853 foi criada a freguesia de São Gonçalo que teve com primeiro vigário, empossado pelo então presidente da província, Luis Carlos Paiva Teixeira, sendo o vigário o Padre Antônio Simões de Moura.
O Nome BATALHA se deu pelo fato de que no momento mesmo em que tropas a soldo de estradistas chefiados por Bernardo de Carvalho (Mestre de Campo e "senhor" de Bitorocara/Campo Maior) esmagam no campo de batalha os seculares e autênticos habitantes do lugar, os índios. Isto ocorreu, em algum (uns) dia(s) dos meses finais do ano de 1712, e logo depois "brancos” (fazendeiros e vaqueiros) tomam de conta definitivamente das terras e instalam seus criatórios. Está fundada a hoje cidade da Batalha.
 Desta parte longínqua da história de Batalha, ficou para as nossas gerações, a Fé de nossos antepassados, no nosso Patrono, Padrinho, Padroeiro querido, São Gonçalo, que, de seu altar, passa os dias e as noites em vigília a nos abençoar, iluminar e guiar nossos passos com a divina bênção de Deus.
A História de Batalha não para aí, durante o final do século XIX e o decorrer do século XX Batalha viveu intensas modificações político-administrativas, chegando a voltar ser uma região subordinada a outro município, mas pouco tempo depois retomou sua municipalização a qual vigora até hoje.
Por aqui já passaram grandes nomes como o do Ex-prefeito e ex-deputado, Antônio Machado Melo, político que deixou seu marco de excelente administração, que administrava bem e junto com o povo. Também não se pode esquecer o nome de Humberto Lopes Tabatinga que também foi prefeito e dono de cartório em nossa cidade. O Nome de Nicodemos eternizado no Hino de Batalha onde ele revela em apenas quatro palavras o que é Batalha para nós “Batalha terra eternamente amada!”. Também não se pode esquecer o grande musico e compositor batalhense, Manoel Fabiano criadoe de várias valsas que até hoje são entoadas pela banda de música municipal. A arte de Toinha, marcada na Bandeira de nosso município. Não se pode esquecer o nome de um político forte de Batalha que faleceu recentemente, o Sr. Antônio Pachola. Temos também os nomes de Clóvis Melo, Aluisio Craveiro, Dedila Melo, exemplo de mãe e de ajuda aos pobres, o Farmacêutico Dico Lopes, ex-prefeito Messias Freitas e dos que ainda estão aqui presente como Mestre Quincas que mesmo com idade avançada continua a entoar o Hino de São Gonçalo em seu saxofone, Ex-prefeito Mario Denes, Ex-Vereadores José Gomes, Luis Segundo, Magno Isidoro, do Ex-prefeito João Messias, atual prefeito Amaro, Dr. Carlos Magno Almeida e todos estes que aqui prestaram serviço ao nosso povo.
Batalha nos últimos anos vem tendo um bom crescimento populacional, o que a coloca na 19ª posição das cidades mais populosas do estado do Piauí com uma população de 25.786 mil habitantes sendo destes 9.619 moram na zona urbana e 16.167 moram na zona rural do município segundo dados do senso deste ano de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.
Batalha é a capital do Bode, onde no mês de setembro se é comemorado o dia do Bode e por ocasião foi criada a Festa do Bode, na administração do Ex-prefeito Antônio Lages e este ano teve a sua 6ª edição. No campo da religiosidade temos os Festejos de Nossa Senhora de Lourdes, no mês de agosto e os Festejos de São Gonçalo, que se iniciam neste dia 22 próximo.
Também há destaque para o Festival Junino, onde os grupos folclóricos aqui revelados hoje estão tendo destaque no cenário estadual, sendo a quadrilha Batalhense, Arraiá dos Matutos, a atual vice Campeã do Estado do Piauí.
Este ano se foi resgatado pelo prefeito Municipal, Amaro Melo, o tradicional desfile do dia 7 de Setembro, que levou centenas de estudantes as ruas em um desfile cívico em homenagem ao País.
 Batalha também se caracteriza por ser uma região rica em nascentes, riachos, rios, cachoeiras, frotas, barragens, tendo aqui, em nosso território uma das 7 maravilhas do estado, a Cachoeira do Urubu, a qual dividimos com o município limítrofe de Esperantina. Temos também o esplendor da queda d’água da cachoeira do xixá, dos poços d’água da Bela vista, dos banhos nos rios dos Matos e Longá, temos também a Cachoeirinha do Cizudo, um espetáculo da natureza a menos de 1,5 km do centro da cidade, no Riacho Grande onde também temos a Barragem Grande, lugar que antigamente muitos jovens batalhenses se reuniam para tomar banho e colocar os papos em dia. Também não se pode deixar de citar a cachoeira do Canta Galo, uma cachoeira com também uma beleza exuberante.
Temos também aqui marcas do homem pré-histórico, marca bem representada nas pinturas rupestres sobre uma pedra em forma de navio, que se localizava bem próximo ao centro da cidade e recebe a denominação de Pedra do Letreiro. No Balneário Bela Vista também se é possível identificar algumas destas nas pedras que ali acercam.
Hoje, logo mais as 6:00 hrs teremos o corte do bolo e alvorada festiva, o que da´ra o ponta pé inicial para a comemoração dos 155 anos de nosso município, o momento mais esperado pela população é a entrega da decoração natalina que será entregue as 18:00 hrs, logo após a missa em ação de graças e as 22:00 hrs teremos um grande Show com a Banda Collo de Menina, na praça da Matriz.
 FONTE E REFERENCIAS: Blog Milton Filho
Célio Jr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim