Pular para o conteúdo principal

Machado Melo: 15 anos de Saudade!

Neste sábado, 02 de julho, relembramos os 15 anos do falecimento daquele que foi o maior político do Século XX em Batalha e um dos maiores líderes do Piauí. Filho de Messias de Andrade Melo e Ana de Castro Machado, Antônio Machado Melo nasceu em Batalha, aos 17 de agosto de 1912. Iniciou muito jovem nas atividades sociais, econômicas e políticas de sua terra natal.  

 Comerciante e Agropecuarista, relevou – se no comércio da cera – de – carnaúba e pele de animais. Exportou, por muitos anos, o produto batalhense com o qual o município viveu um próspero e áureo período de ebulição econômica, ao tempo em que abastecia os mercados dos municípios do centro – norte piauiense. 

Foi Juiz de Paz, Prefeito de Batalha por cinco mandatos e fora um empreendedor que comandou o processo de desenvolvimento do município ao qual dedicou grande parte de sua vida. Construiu e implantou escolas na cidade e na zona rural, garantindo uma educação de qualidade aos seus munícipes. Implantou, à época, o Ginásio Municipal e o curso de 2º grau (antigo Pedagógico, hoje Ensino Médio) Entre suas benfeitorias, ampliou espaços para o progresso da cidade. Praças, ruas, avenidas, mercados; pavimentação, estádio, terminal rodoviário e prédios públicos, com destaque para a Prefeitura e a Câmara Municipal. 

Deputado Estadual por dois mandatos notabilizou o nome de Batalha no cenário político estadual, tendo sido contemporâneo de uma plêiade de homens como Petrônio Portela Nunes, Dirceu Mendes Arcoverde, Lucídio Portela, Hugo Napoleão do Rêgo Neto, Milton Brandão, Humberto Reis da Silveira e Wilson Brandão. 

 Casou com Dedila Freitas Melo, benemérita batalhense de saudosa memória, a quem os batalhenses, carinhosamente, aclamaram de “mãe dos pobres”. Eram pais de: José, Maria do Socorro, Antônio, Clovis, Paulo de Tarso, Amaro José, Ana Lúcia, Célio Augusto, João Messias e Jacqueline . 

 Machado Melo foi um homem à frente de seu tempo. Despojado, defensor de sua gente, trabalhador dedicado às causas batalhenses. Deixou o legado de sua vida para os seus conterrâneos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também...

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim...