Pular para o conteúdo principal

INCRA inaugura Assentamento Congo em Batalha


A superintendência do INCRA/PI e Sindicato dos Ttrabalhadores(as)Rurais de Batalha realizaram na tarde de ontem 29, a solenidade oficial de entrega das unidades habitacionais, eletrificação, sistema de abastecimento de água, estrada e crédito apoio às 43 famílias do Assentamento Congo, zona rural de Batalha.
A solenidade contou com a presença do Presidente da Associação, Jerônimo da Silva, Superintendente do INCRA/PI, Evandro Cardoso, Prefeito Amaro Melo, Vice-Prefeito Adão Araújo, Presidente da Câmara, Patrícia Vasconcelos, vereador Zé Filho, Presidente do STTR/Batalha, Francisco Terra Nova, Sec. De Agricultura, Alexandre Marques, Sec. Meio Ambiente, João Batista, Sec. de Infraestrutura, Olavo Barroso, Chefe de Gabinete, Neto Machado, ex-vereador Luiz Segundo, representante do CERAC, Raimundo Nonato e presidentes de assentamentos adjacentes.

O Presidente da Associação, Jerônimo da Silva, parabenizou a todos os moradores, e agradeceu a presença das autoridades presentes, ressaltando a parceria do sindicato, que sempre deu apoio em todas as ações e a confiança depositada em sua pessoa.




O Presidente do STTR, Francisco Ferreira, destacou algumas pessoas importantes para o inicio da concretização deste assentamento, a exemplo do Renato, ex-presidente da associação, senhores Domingos e Antonio, como primeiros moradores, o ex-presidente Chiquinho, o atual Presidente Jerônimo, e ressaltou o apoio necessário do sindicato e parceiros para a concretização dos benefícios oferecidos.


A vereadora Patrícia Vasconcelos, disse que a história do Assentamento Congo se diferencia dos demais, pois foram muitos os desafios, conflitos e ameaças, que graças à coragem e resistência das famílias, hoje se concretiza com esta inauguração, pois o Assentamento Congo é uma prova concreta de que os trabalhadores unidos são mais fortes que os latifundiários, e que a reforma agrária é a saída para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores(as) rurais, e por esta conquista, não poderia deixar de agradecer ao Presidente Lula e Dilma, através de seu representante Evandro Cardoso, que muito tem feito pelo município de Batalha, e encerrou parabenizando os diretores do sindicato rural, o vice-prefeito Adão e a todas as famílias assentadas.
 O vice-prefeito Adão, não conseguiu disfarçar sua alegria e satisfação ao falar da importância da valorização desta conquista por meio de companheiros que não desistiram no meio da caminhada, enfatizando a participação do sindicato desde a medição do terreno, e agradeceu ao presidente Lula, por meio do superintendente do INCRA (Evandro Cardoso), que se fez presente em todas as audiências, sempre firmando e cumprindo com seus compromissos, investindo neste assentamento quase um milhão e meio de reais em infraestrutura para 43 famílias assentadas.
 
O Prefeito Amaro, disse que fortalecerá sua parceria com este assentamento, no sentido de desenvolver atividades rurais e unidade de produção, assegurando os serviços essenciais de saúde e educação, colocando o poder executivo a disposição de todos, e que hoje foi um dia produtivo para o município, onde muitos conquistam sua dignidade por meio da moradia, e como gratidão e reconhecimento, sugeriu que o superintendente do INCRA (Evandro) receba o título de cidadão batalhense pelos relevantes serviços prestados ao município de Batalha.

O superintendente do INCRA, Evandro Cardoso, reputou este, como momento importante e que faz valer a pena todo o esforço e trabalho, promovendo verdadeiramente a reforma agrária, dignificando os assentados com moradia, água, luz e estrada, e disse que nos últimos quatro anos o INCRA/PI investiu em ifraestrutura e crédito mais do que investiu em toda a história da superintendência, o que comprova o compromisso de um governo que transformou o país para melhor, e acredita que a presidente Dilma continuará dignificando brasileiros e brasileiras, e disse que nada seria possível para esta realização sem a luta, a coragem, e a perseverança de cada família, com o apoio do sindicato e das lideranças políticas compromissadas com a causa.
Após as falas, foi realizada a entrega simbólicas das chaves das Unidades Habitacionais e em seguida a festa foi animada com a banda Xiado de Xinelo, concurso de forró, apresentações culturais, churrasco e muita alegria.

Por:Lima Neto - Prefeitura Municipal de Batalha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também...

Genealogia das famílias que ocuparam o Vale do Longá. Confira!!!

Coordenador do Campus da UESPI, de Esperantina, professor Valdemir Miranda de Castro, esta concluindo o trabalho de genealogia sobre as famílias que ocuparam o Vale do Longá, entre elas, os CASTELO BRANCO, REGO, CASTRO, MIRANDA, BORGES, CARVALHO, QUARESMA. São mais de 25 anos de pesquisas em que ele vem coletando dados de parentes em cemitério, igrejas, cartório e no dia a dia em conversas com parentes e amigos. Fora as leituras dos grandes trabalhos de genealogia e história do Piauí. Do árduo trabalho de pesquisa feita no Arquivo Público do Piauí, onde pesquisou por longos anos. Oportunidade em que ali conheceu o nosso querido Milton Martins Filho, emérito historiador de Batalha. Valdemir Miranda disse ao Folha de Batalha, que gostaria muito de contar com a ajuda dos batalhenses, para ver se encontra demais parentes e amigos que possam integra a genealogia das famílias que ocuparam o vale do Longá. Do trabalho adiantamos aqui uma parte em que o professor Valdemir demonstra as or...

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show