Pular para o conteúdo principal

Agora é São Gonçalo quem está pedindo ajuda!

Por que eu vou ajudar na reforma da Matriz de São Gonçalo?

Deus pede a São Francisco de Assis: Restaura a minha casa! Ele vê uma igreja no vilarejo em ruínas, e logo arregaça as mangas e começa a restaurar aquela igreja. Ao terminar ele descansa e vai rezar. Deus lhe fala novamente, visto todo o esforço e dedicação de Francisco:
- Francisco, restaura a minha igreja!
Ele diz: - Agora a qual Senhor?
- Você!
Antes que os homens sonhassem Batalha, antes que as minas de ametistas revelassem a solidez deste povo, São Gonçalo escolheu um “lugar síntese” das riquezas e do jeito de ser do povo batalhense para de lá recolher todas as lágrimas e alegrias de sua história: alto da matriz. Nosso orgulho maior: Igreja matriz de São Gonçalo do Amarante, padroeiro de Batalha!
Concluída em 1814, na época erguida em estilo Barroco, uma das mais belas da região dos cocais, a Igreja de São Gonçalo é uma mãe de quase 200 anos, a se completar em 2014. Idade suficiente para ser muito amada pelos batalhenses, uma mãe quanto mais velha, mais é amada pelos seus filhos. Que devem cercá-la de carinho e cuidados. Esta comparação deveria ser muito bem assimilada por todos nós nascidos nas Terras de São Gonçalo, outrora um grande latifundiário, que atualmente só tem o terreno de sua matriz.
Esta casa erguida no alto da colina agora pede socorro!
Lugar de refúgio de tantos de nós, em momentos de rara beleza e espiritualidade e expressão de nossa fé, a Igreja de São Gonçalo, é um ícone não só da beleza de nossa arquitetura, suas paredes e torre falam dentro de nossos corações e sonhos.
Quantos de nós ali na sua pia batismal não fomos batizados, eu mesmo ainda criança fui conduzido no dia 30 de outubro de 1976 para receber o santo Batismo, quantos ali diante de seu altar, não selaram a sua união matrimonial, ou no seu patamar começou os namoros que terminaram por assinalar que tínhamos encontrado nossa alma gêmea?
Quantas vezes ali em momentos de perda dos nossos entes queridos, nossa alma não foi consolada pela oração pelos nossos parentes, que partirão para a casa celeste?
Quantas belas procissões ali já participamos? Quantos de nós dentro desse templo não recebeu o Cristo pela primeira vez na Eucaristia, na celebração tão emocionante de nossa Primeira Comunhão? Sem falar no dia inesquecível de nossa Crisma? Quantos não saíram dali alimentados pela Palavra Santa de nosso Deus, anunciada em seu púlpito?
Acrescente se a tudo isto o espetáculo de rara beleza que em todos os anos presenciamos: o patamar salpicado de gente, com suas velas e corações acessos olhando para o mastro que se ergue majestoso que é erguido por braços de todas as cores e força de tanta gente, tão diferentes e tão iguais, a erguer o mastro verde da cor da esperança de nosso povo tendo no cimo a sagrada bandeira que imponente no mastro tripudia, anunciando a quem passar pelo adro da matriz que a Batalha está em festa.
Ou mesmo o ribombar do sino que nunca sai de nossos ouvidos, mesmo com o passar dos tempos quando os nossos ouvidos não são mais os mesmos?
Eu disse ao Pe. Evandro ao telefone que ele já tem o dinheiro da reforma da matriz, este dinheiro está no bolso de cada um de nós batalhenses, basta abrirmos o coração e o bolso para fazermos a nossa oferta, mas que não seja o que sobra, porque Deus não precisa de nossas migalhas, Ele é o autor de toda riqueza, ademais quanto é a reforma de nossa casa ninguém compra o mais barato, mas queremos o melhor. Quanto mais quando se trata da casa de nossa família ampliada, a matriz de São Gonçalo, nosso querido padroeiro, ele tem ajudado a muito agora é ele quem está pedindo ajuda, ajudemos na reforma e estaremos ajudando o nosso Santo!
São Gonçalo pede ao Pe. Evandro: Restaura a minha casa! Ele vê uma igreja no alto precisando de reforma, sobretudo do teto, e embelezamento artístico de seus interiores, e logo arregaça as mangas e começa uma campanha, pedindo ajuda aos paroquianos, que devem ser os maiores interessados, por essa reforma, já adiada por anos. Ao terminar a restauração ele descansa e vai rezar.
São Gonçalo lhe fala novamente, visto todo o esforço e dedicação de nosso padre e de seus paroquianos:
- Pe. Evandro, obrigado por restaurar a minha igreja!
Ele diz: - Não fizemos mais que a nossa obrigação, e retribuição pelos favores recebidos de suas mãos ao longo desse quase 160 anos de Paróquia a se completar em 2013!
Ele responde: - Continuarei aqui nesta colina, por muitos anos derramando bênçãos sobre a minha querida Batalha e meus queridos filhos!
Que São Gonçalo do alto da colina, magnânima arquitetura divina, de sua casa de clemência e bondade nos ajude na sensibilização dos corações para esta campanha!
Eu bato palmas, muito feliz. Gosto de São Gonçalo. Sou apaixonado pela sua igreja matriz.

Pe. Leonardo de Sales

Faça sua doação de qualquer quantia!
Foto: Paróquia de São Gonçalo
Dados bancários:
Conta Corrente: 5248-5
Agência: 3893-8
Diocese de Parnaíba - Paróquia de São Gonçalo – Batalha - PI
Banco do Brasil

Maiores Informações:
Paróquia de São Gonçalo
Praça da Matriz, 82 - Centro
Batalha - Piauí - Brasil
CEP: 64.190-000
Fone: +55 (86)3347-1134
e-mail: paroquiasg@gmail.com
Pastoral da Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim