Pular para o conteúdo principal

Lançada a Edição 2010/2011 dos Festejos de São Gonçalo

Os Festejos em Honra ao padroeiro Batalha, São Gonçalo, foram lançados hoje com a divulgação do convite juntamente com a programação oficial das festividades que tem início no dia 22 de dezembro de 2010 logo pela manhã, às 5:00hrs com um café da manhã no patamar da Igreja e pela tarde do mesmo dia onde haverá uma grande procissão, às17:00hrs, que fincará o mastro, símbolo da abertura das festividades, em frente a Igreja de São Gonçalo, Praça da Matriz de Batalha.

O Pároco Batalhense enviou-nos a programação completa assim como o folder/convite que será distribuído para que os fiéis fiquem atentos aos horários de novenas, missas, leilões, procissões, casamentos, batizados, assim como seus respectivos dias.

A Festa de São Gonçalo se estende até o primeiro dia do ano de 2011 onde pela manhã às 9:00hrs uma missa celebrativa e pela tarde, às 17:00hrs a procissão de encerramento que sai da Igreja Matriz, percorrendo ruas e avenidas da cidade, retornando á Igreja onde o Pároco, Evandro, dará a benção de encerramento e fará uma parcial dos fundos arrecadados pelo Leilão assim também como o balanço da Peregrinação de São Gonçalo nos Lares Batalhenses na Capital do Piauí, Teresina.

CONFIRA ABAIXO A MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA E A PROGRAMAÇÃO 

FESTEJO A SÃO GONÇALO
A IGREJA EXISTE PARA EVANGELIZAR
22/12 de 2010 a 01/01 de 2010


CONVITE
“Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela, A IGREJA EXISTE PARA EVANGELIZAR” (EN). Isto significa que todos os batizados, por ser igreja, tem a mesma missão evangelizadora de “fazer todos os povos discípulos de Jesus”. E para isso, toda a ação pastoral consiste em conduzir as pessoas ao encontro pessoal com Cristo para que possam entrar em “sua escola de discípulos” para se formarem em missionários anunciadores da paz, da esperança e do amor de Deus.
O novenário de São Gonçalo é um momento privilegiado de comunhão que nos faz sentir a necessidade urgente da evangelização. Por isso, convidamos todos os paroquianos, filhos ausentes e devotos para esse tempo especial de reflexão, espiritualidade pelo qual nos entusiasma para assumir a missão de evangelizar.

Fraternalmente,

Pe. Evandro, Conselho Pastoral Paroquial (CPP)
e Comissão Organizadora



PROGRAMAÇÃO


Diariamente haverá
18:00h – Banda de Música
18:10h – Novena
– Confissões
19:00h – Eucaristia
– Movimento Social

Eventos Especiais
Missa na noite do Natal – Dia 24 às 23h
Novena a N. S. do Perpétuo Socorro – Dia 28 às 12h
Missa com Idosos e enfermos – Dia 29/12 às 08h
Benção das motos – Dia 29/12 às 16h
Benção dos carros – Dia 30/12 às 16h
Missa com os vaqueiros – Dia 31/12 às 09h
Benção dos vaqueiros e desfile – às 10h
Missa no Reveillon – Dia 31 às 22h

Batizados:
Dia 26/12 às 09h
Palestras para pais e padrinhos
Dia: 24/12 às 15h

Casamentos:
Dia 25/12 às 08h
Reunião com os Noivos
Dia 18/12 às 08h

Dia da Festa:
09h – Missa da Festa
17h – Procissão luminosa, agradecimentos e Benção do Santíssimo

Dia 22/12 – Quarta-feira – LEVANTE DO MASTRO
Responsáveis pela Bandeira: Filhos Ausentes.
05h – Alvorada e Café da manhã.
17h – Saída com a bandeira de São Gonçalo da Igreja Matriz.
17h – Concentração frente às Residências do Sr. Antonio Luís e Antonio Moraes – Bairro Coheb.
17h e 30min – Procissão com Mastro.
18h – Santa Missa
Tema: A Grande Missão Continental
Leituras: Is 52, 7-10; Sl. 116(117); Mc 16, 15-20
Resp.: Equipe de Liturgia e Filhos Ausentes

Dia 23/12 – Quinta -feira
Tema: O que é Santas Missões Populares?
Leituras: Ef 4, 1-7. 11-13; Sl 95(96); Mt 28, 16-20
Resp.: Setor São Tiago, Região do Massapê e Equipe do Espírito Santo: Sabedoria, Pastoral Familiar e Encontro Matrimonial Mundial (EMM).
Conv.: Paróquia N. S. do Carmo (Piracuruca), Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Delegacia de Polícia, Fórum Adolfo Uchoa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público e Cartório Luiz Castro.

Dia 24/12 – Sexta-feira
Tema: A Missão de Jesus
Leituras: Ez 34, 11-16; Sl 22(23); Lc 4, 14-30
Resp.: Setor Santa Rosa de Lima, Região do Baixo-Longá; e Equipe do Espírito Santo: Ciência.
Conv.: Kolping, MOPS, UMB, Nossas Raízes e a Voz da Pororoca.

Dia 25/12 – Sábado
Tema: A Missão dos Discípulos Missionários
Leituras: At 13, 46-49; Sl 95(96); Lc 10, 1-12
Resp.: Setor Nossa Senhora da Boa Esperança, Região das Ladeiras e Equipe do Espírito Santo: Inteligência.
Conv.: Associação Cultural os Caipiras do Dedila (ACCD), Grupo NOS’ARTE, Sociedade Esportiva Atalanta (SEA), Liga Batalhense de Futebol (LBF), Feirantes e proprietários de barracas.

Dia 26/12 – Domingo
Tema: Espiritualidade do Missionário
Leituras: Eclo 3, 3-7.14-17a; Sl (127); Cl 3, 12-21; Mt 2, 13-15.19-23
Resp.: Setor Santa Luzia, Região da Puba, Equipe do Espírito Santo: Conselho, Apostolado da Mãe Rainha, Infância e Adolescência Missionária (IAM), Catequese e Crismandos.
Conv.: Postos de Combustíveis, Farmácias, Óticas, Acólito Anônimo(AA) AGESPISA e CEPISA, Câmara Municipal.

Dia 27/12 – Segunda-feira
Tema: Convicção Cristã
Leituras: Gl 2, 19-20; Sl 15(16); Jo 6, 35-40
Resp.: Setor Nossa Senhora de Nazaré, Setor Juventude, Movimento Evangelizador Luz Vida, Pastoral da Juventude (Utopia) e Grupo de Coroinhas Cântaros.
Conv.: SINDSERM, FESP/PI, Jovem Saber, Supervisão de Ensino e professores, Associação Cultural Arraiá dos Matutos (ACAM) e Grupo CIA’ART.

Dia 28/12 – Terça-feira
Tema: Convicção Missionária
Leituras: 2Tm 1, 6-12; Sl 118(119), 157-168; Lc 9, 57-62;
Resp.: Setor São Francisco, Região dos Mananciais, Equipe do Espírito Santo: Fortaleza, Filhas de Sant’Ana e Movimento da Esperança.
Conv.: Secretaria de Esporte cultura e Lazer, Secretaria de Ação social, CRAS, Pro Jovem, AGEC e Artesãos.

Dia 29/12 – Quarta-feira
Tema: Convicção e Fidelidade
Leituras: 2Tm 1-8; Sl 118(119), 157-168; Lc 6, 6-11
Resp.: Setor São José, Região das Palmeiras e Equipe do Espírito Santo: Piedade, RCC.
Conv.: Paróquia São Francisco de Assis (Piracuruca), Terceira Idade Diva Nina, Secretaria do Meio Ambiente, Comerciantes, Lojas de Móveis e Eletrodoméstico, Banco do Brasil, Bradesco, Banco Postal, Correios, Loteria Sorte Grande, Hospital Messias de Andrade Melo, Secretaria de Saúde, CAPS, Conselho do Idoso, Agentes de Saúde e motoqueiros.

Dia 30/12 – Quinta-feira
Tema: As Visitas de Jesus
Leituras: At 934-43; Sl 109(110); Lc 19, 1-10
Resp.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração de Batalha e Esperantina e Pastoral do Dízimo.
Conv.: Paróquia N. S. da Boa Esperança, Filhos Ausentes e Visitantes, Secretaria Municipal de Educação, Dizimistas, Prefeitura Municipal, Colégio Coração de Jesus (CCJ) e motoristas.

Dia 31/12 – Sexta-feira
Tema: As Visitas dos Missionários
Leituras: At 16, 22-34; Sl 95(96); Lc 10, 1-12
Resp.: MESCE, Pastoral da Criança, Pastoral do Batismo, CEBS, Região das Farinhadas e a Equipe do Espírito Santo:Temor de Deus
Conv.: STTR, CERAC, Associações Rurais, agricultores, apicultores, vaqueiros, EMATER, CONSAD, AACOSB, criadores, Secretaria de Agricultura, todos os Gonçalos e Gonçalas.

Dia 01/01 – Sábado – DIA DA FESTA
Tema: A Igreja existe para Evangelizar
Leituras:
Resp.: Equipe de Liturgia


EQUIPES

LITURGIA: Irmã Ana Maria, Nonato Silva, Laura, Mariazinha, Felipe, Jean, Leonardo, Paulo Ronaldo, Rayla, Neto Verônica Cardoso.
ORNAMENTAÇÃO: Jesus Araújo, Dácio Cardoso, Jean, Leonardo e Paulo Ronaldo.
MINISTÉRIO DE MÚSICA: Nonato Silva, Thiago Paz, Silvânia, Chaguinha, Gerson, Celso Teixeira, Lima Neto, Francisco Antonio e Manuel Ibiapina.
MINISTÉRIO DE ACOLHIMENTO: Utopia e Crismandos.
LEILÃO: Celeste Machado, Morena, Madalena, Cafezinho e Gonçalo Oliveira.
BARRACAS: Cafezinho.
LEILOEIROS: Geovane Oliveira e José Luís.

OBS:
Cada Comunidade de Região é responsável para trazer suas jóias em sua respectiva noite.
A Taxa dos leiloeiros será paga pelos noitários.

CONFIRA O FOLDER DO CONVITE DOS FESTEJOS

Célio Jr - Adm Batalha Show

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim