Pular para o conteúdo principal

Ponto de Cultura Nossas Raizes é implantado em Batalha

No último dia 04 de julho de 2010 a UNIÃO DE MULHERES DE BATALHA inaugurou oficialmente o PONTO DE CULTURA NOSSAS RAÍZES.  Prestigiaram a Solenidade além dos representantes das entidades parceiras; representantes do Poder Público municipal (Executivo e Legislativo), representantes de Associações Culturais; Diretores de Escolas. 
A União de Mulheres de Batalha; é uma entidade civil que há 20 Vinte anos existe em nosso município e ao longo de sua historia teve muitas conquistas na busca pelo direto das mulheres, por políticas públicas de qualidade e projetos de geração de renda, além de sua luta cotidiana no combate a violência contra a mulher. A UMB, juntamente com suas parcerias no município e no estado tem se efetivado com uma das maiores entidades de mulheres com atuação em diversas áreas, contando com mais de 300 mulheres associadas. 
As experiências brasileiras de implantação dos Pontos de Cultura é uma democratização da cultura popular e chega a Batalha numa perspectiva histórica de realizar um trabalho cultural com humildade e parceria respeitando as tradições culturais.  Criado no governo do presidente LULA os pontos de culturas crescem em escala dentro do Brasil, com cerca de 2.500 unidades implantadas em todo país, ao mesmo tempo em que chama atenção de governos e sociedade civil em países da Europa e do Ibero – América. A nova política pública vem sendo modelo para ações governamentais semelhantes em outros países.  Os pontos de cultura São FOCADOS NO FLUXO, NO MOVIMENTO CONTINUO E VIVO DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES.
O PONTO DE CULTURA – NOSSAS RAÍZES; tem como objetivo fortalecer a cultura local e o resgate da cultura popular no município de Batalha, através do Governo Federal, Ministério da Cultura e do Governo do Estado através da  FUNDAC- Fundação Cultural do Piauí. Efetiva - se o desejo de apoio as atividades culturas nos seguintes eixos: CULTURA DIGITAL – DANÇA- MÚSICA – TEATRO E ARTESANATO- Durante três anos o Ponto de Cultura Nossas Raízes irá realizar oficinas e apresentações culturais resgatando NOSSAS RAÍZES.  Com atuação na Zona urbana e Rural do nosso município.  O ponto de cultura nossas raízes  quer propiciar acesso à cultura às pessoas impossibilitadas do consumo de bens e serviços culturais e de ser uma lição de cidadania aos seus integrantes . 
Na ocasião da solenidade foram apresentadas várias atividades culturais, dentre elas: o Boi Mirim Nossas Raízes, prestando uma homenagem ao Mestre de Boi Nonato Paco-paco e o Poeta Popular Chico Alves. Apresentaram-se também o grupo de Capoeira e o grupo de Rip Rop.
Este mês iniciaremos com aulas de música e dança ,  oficina cinematográfica,   rodas de leitura e ponto de cinema onde serão apresentados gratuitamente filmes para crianças e adultos , aqui no Ponto de cultura.  Portanto fiquem atentos a nossa programação cultural.
Fonte: Blog da Câmara Municipal de Batalha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim