Últimas
recent

XI Feira do Conhecimento do Colégio Coração de Jesus

A Direção do Colégio Coração de Jesus e todo o corpo de funcionários convidam a toda a comunidade batalhense para a XI Feira do Conhecimento que este ano apresenta o tema "Mulheres talentosas de batalha e suas obras de arte". A Feira acontece nesta quinta-feira, 20, no Colégio situado na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do Fórum de Justiça, na Praça da Matriz.

As mulheres batalhenses são o maior patrimônio de Batalha. Batalha não seria uma terra abençoada sem a dace alegre e às vezes sofrida das mulheres batalhenses. Elas estão em todas as áreas, em todas as profissões. No entanto, sentimos sua força incomparável, sobretudo, nos trabalhos que saem de suas mãos cuidadosas e carinhosas.

Sejam nos produtos artesanais como lindos bordados, peças preciosas de Croché, confortáveis redes de dormir, roupas elegantes ou cueiros infantis. Seja na rica doçaria, que, colhendo os sabores primorosos de nossas frutas, transforma-nos em finas compotas de cidra, goiaba, caju, mangaba, buriti ou bacuri. Sejam nossos petiscos, cuja fama atravessa fronteiras e impões nas mais requintadas mesas, na forma de adoráveis iguarias, tais como: as saborosas petas, os inesquecíveis bolos de cera, broinhas, palmas, bolos torrados ou efes-e-erres. Sejam os bolos típicos da Semana Santa como os estimáveis bolo de puba, manuês, manzapes ou pamonha de goma.

Enfim, seja um simples beiju ou um gostoso cuscuz de nossa gastronomia confirmam a merecida fama dos dotes culinários das mulheres batalhenses.

Dentre estas mulheres, queremos destacar duas delas, visto que, em 2016, estariam festejando cem anos de vida. São ela: dona Sinhá Melo e dona Anaíde Castro. Conhecidas doceiras da cidade, elas também marcaram gerações de batalhenses que as conheceram, seja por seu trabalho no magistério (dona Anaíde), seja por sua passagem enquanto funcionária dos Correios (dona Sinhá). Foram anos de dedicação à doçaria, já que eles morreram quase centenárias, aos 97 anos, a ponto de seus nomes ficarem para sempre na memória do povo de Batalha e elevarem o já exaltado renome culinário dasmulheres batalhenses.

Mulheres batalhenses, teus saberes são os nossos sabores!
Redação

Redação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.