A Prefeitura Municipal de Batalha, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social/Centro de Referência da Assistência Social- CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS em parceria com o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e Adolescente realizou na tarde de ontem (18), a III Caminhada Contra o Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Um grande público esteve reunido para repudiar esse crime que não é só contra a criança e adolescente e sim contra toda a sociedade. “Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater”. Este é tema do 18 de maio, o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infanto-juvenil. A data reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores deste crime.
Os participantes se reuniram defronte a sede do Conselho Tutelar, logo em seguida saíram em caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade com concentração final no patamar da Igreja Matriz ao som da Banda de Música Municipal “Mestre Fabiano”, onde houve apresentações artísticas executadas por jovens referenciados pelo CRAS, em seguida fala das autoridades presentes.
A Assistente Social do CREAS, Maria Célia Mendonça, se expressou relatando os diversos crimes que atingem a população infantil e dos assustadores índices de violência sexual em todo Brasil contra a criança e que em Batalha os números não são tão distintos e por fim destacou os direitos da criança e adolescente.
Em sua fala o Prefeito Amaro Melo, saudou a todos que estavam presentes em especial as crianças. ”Vejo aqui a ingenuidade de muitas crianças e é por isso que devemos combater e punir severamente este tipo de crime. Eventos como este é de grande importância para chamar a atenção da comunidade para o que está acontecendo, nós queremos ver essas crianças no futuro jovens profissionais sadios sem mágoas no peito em relação ao passado”. Disse Amaro.
Ainda fizeram uso da palavra em breves pronunciamentos, Vice-Prefeito Adão de Araújo, Vereadora Patrícia Vasconcelos, Sec. De Saúde Jacqueline Melo, Padre Evandro Alves, Conselheiro Samuel Rocha e Natália Lima Psicóloga do GRAS.
Estiveram presentes: Prefeito Amaro Melo, Vice-Prefeito Adão de Araújo, Vereadora Patrícia Vasconcelos, Secretários Municipais, Coordenador do CRAS Márcio Borges, Assessor Luiz Segundo, Equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social/CRAS e CREAS, Classe estudantil, Representantes de associações e população em geral.
Por: Júlio César - Prefeitura Municipal de Batalha
Comentários