A ação Brasil Carinhoso lançada pela Presidente Dilma Rousseff no último domingo, 13, vai beneficiar 20 municípios piauienses segundo dados do Ministério da Educação (MEC). No total serão construídas 35 creches e pré-escolas no Piauí, dentre as 1.512 unidades que serão construídas em todo o país.
As prefeituras terão a responsabilidade de oferecer o terreno para a construção da unidade de ensino. Segundo o MEC, para uma escola que atenda 240 crianças, o terreno deve ter dimensões mínimas de 40 por 70 metros quadrados, para atender 120 crianças, as dimensões devem ser de 45 por 35 metros quadrados.
Entre os municípios contemplados está Batalha que receberá uma unidade educacional. A capital, Teresina, receberá um total de onze (11) unidades.
O objetivo do Governo Federal é expandir o número de creches e pré-escolas no Brasil. A medida integra o programa Brasil sem Miséria, que presta assistência financeira suplementar aos municípios que assinaram o termo de adesão ao plano de metas Compromisso Todos Pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR).
Até 2014, o governo Federal tem como meta financiar cerca de 6 mil escolas de educação infantil distribuídas em municípios das cinco regiões do país. Para execução do programa, o Governo Federal libera os recursos de forma progressiva: 30% no momento da licitação, mais 50% no início da obra e quando 80% das obras estiverem concluídas serão destinadas verbas para a aquisição de mobiliário escolar.
Confira abairo um pouco mais sobre o programa "Brasil Carinhoso"
Jornal O Dia - Edição impressa
Comentários