Pular para o conteúdo principal

Comunidades estão há sessenta dias sem energia elétrica. É em Batalha!

Famílias que residem nas imediações da Cachoeira do Xixá (ponto turístico que disputa o título de uma das Sete Maravilhas do Piauí), que fica uma distância média de 9 quilômetros do centro de Batalha, denunciam o descaso da Eletrobrás do Piauí (antiga Cepisa), que fornece um serviço de péssima qualidade. Faz um mês que o local padece da falta de energia elétrica por conta de um transformador queimado.

De acordo com Guilherme, responsável pelo Restaurante próximo ao majestoso ponto turístico, os funcionários da Eletrobrás estiveram no local, atestaram o defeito, mas não resolveram o problema.

“Eles trocaram o transformador de 10KVA por outro de 5KVA, mas este equipamento não suporta a demanda de energia da localidade. O correto seria trocar o de 10 por um de 20, já que o problema é de sobrecarga”, comenta Guilherme.

Ele disse ainda que uma das maiores dificuldades está direcionada à conservação de alimentos e bebidas. E finalizou dizendo que a Eletrobras não tem pressa de solucionar o problema, porém não esquece de mandar o boleto com a conta da energia para que os consumidores cumpram a obrigação.

O Folha de Batalha.com apurou, ainda, que a proprietária das terras, Senhora Elvira, teria feito proposta para comprar o transformador, no entanto os funcionários da Eletrobrás teriam afirmado que existe toda uma burocracia para instalar o equipamento, fazendo com que a senhora desistisse da compra.

O genro de Dona Elvira, o empresário Jorge Damasceno, falou a nossa reportagem que a família já tinha programado passar a Semana Santa na fazenda, que inclusive fica bem próximo ao "Balneário Cachoeira do Xixá", no entanto mudaram a programação pois os funcionário da Eletrobrás orientaram não ligar a bomba d água que abastece a residência, é que o transfomador (quebra galho) não suporta.

Além disso, dezenas de outras comunidades reclamam da cobrança indevida da taxa de iluminação pública. O problema é que muitas destas comunidades não dispõe sequer das lâmpadas nos postes, por exemplo, todos os assentamentos rurais de Batalha. A Vereadora Shammara Maria, do PR, já solicitou uma Audiência Pública para discutir o assunto.

A equipe do Folha de Batalha.com procurou o responsável pelo escritório local da Eletrobrás e nos foi informado que existem outras localidades com o mesmo problema, por exemplo, as localidades Bacarema, Belo Monte e Bela Vista (esta última praticamente dentro da cidade) - todas estão sem energia há 60 dias.

Domingos Mariquinha, que responde pelos serviços da prestadora de energia no município, afirmou que a companhia tem conhecimento dos fatos, só que não há o material necessário para a resolução do problema, este vem de Teresina.

Folha de Batalha

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim