Ontem foi o último dia de votação para a escolha das Sete Novas Maravilhas do Piauí. O concurso, realizado pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, através do Meionorte.com, via rede social, somou milhares de votos para eleger os novos sete locais mais belos do Estado.
Belezas naturais são muitas, bem como os valores arquitetônicos que carregam uma riqueza de detalhes, histórias, curiosidades e peculiaridades de um estado amplo e diversificado.
Apesar de existir inúmeros locais com forte potencial, inclusive para se concretizar como roteiro turístico nacional e internacional, apenas sete fazem parte da lista.
O Delta do Parnaíba é a 1ª Maravilha do Piauí seguido pela majestosa catedral do Município de Picos que fica com a 2º colocação no concurso. O 3º local mais bonito do Piauí foi a Praia da Barra Grande.
As 4ª e 5ª colocações ficaram aqui, no município de Batalha, sendo a 4ª Colocação da Cachoeira do Urubu, que fica na divisa com o vizinho município de Esperantina e a 5ª colocação fica com a nossa bela Cachoeira do Xixá.
A quarta Nova Maravilha do Piauí é a Cachoeira do Urubu, localizada entre Esperantina e Batalha. O parque ambiental se transforma em um espetáculo da natureza, principalmente no período chuvoso, de março a julho, quando a queda d’água se torna mais intensa.
A Cachoeira do Urubu é formada por águas do rio Longá, que possui outras pequenas cachoeiras e corredeiras desde suas nascentes, no município de Alto Longá até quando desemboca no rio Parnaíba. A área total do parque é de 3 quilômetros quadrados, onde vivem xexéus, sabiás.
Ainda em Batalha, uma outra cachoeira se consagra como a quinta Nova Maravilha do Piauí. É a Cachoeira do Xixá. O nome se dá por causa de uma planta nativa dos cerrados piauienses, que tem flores avermelhadas e suas folhas, muito largas, servem para forrar paneiros.
Apesar do difícil acesso, vale a pena entrar em uma estreita trilha para chegar na queda d`água de 10 metros de altura. Em torno das rochas, grandes árvores e plantas aquáticas como aguapés podem ser encontradas.
A sexta e sétima colocação ficam com o Morro do Gritador, em Pedro II e o Casario de Amarante respectivamente.
Célio Júnior