Pular para o conteúdo principal

I Seminário Municipal de Agricultura Familiar

Aconteceu hoje 07, no auditório da Câmara Municipal, conforme programação, a abertura do I Seminário Municipal “Os Desafios da Sustentabilidade na Agricultura Familiar”. O momento inicial do evento que se encerra nesta sexta-feira 08, foi bastante prestigiado por autoridades, representantes de órgãos e entidades, onde a mesa de honra contou com a presença da Deputada Estadual Reijane Dias, Prefeito Amaro Melo, vice-prefeito/Presidente do CONSAD Adão, Presidente da Câmara Patrícia Vasconcelos, Vereador Elvis Machado, Vereador Francisco Castro, Francisco Terra Nova (STTR), Paulo Manoel (FETAG), Paulo José (CERAC), Állison (CONAB), Elcio de Lima (SEBRAE), Nonato Almeida (Superintendente BNB), Carlos Viriato (BB), Evandro Cardoso (Superintendente INCRA), Raimundo José (FIEPI), Professora Dra. Elizabete (UFPI) e com a presença dos Secretários Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre e João Batista, respectivamente, todos com o objetivo de contribuir no campo das idéias e discussões para o fortalecimento da sustentabilidade da agricultura familiar nas diversas cadeias produtivas, ouvindo as sugestões do público presente formado por 22 Grupos de Horticultores, 12 Grupos de Apicultores, 5 Grupos de Criadores de Avicultura, Produtores de Cajucultura, Criadores de Ovinos/caprinos, Técnicos em Agropecuária e demais representantes de associações.
O Prefeito Amaro Melo, falou de seu compromisso e a disposição em adquirir nas cadeias produtivas do município e inserir os produtos da agricultura familiar na merenda escolar, mas é necessário que se tenha a garantia do contínuo fornecimento dos produtos, otimizando a produção com os potenciais que o município oferece, com terras produtivas e o poder público que se dispõe em ajudar, contando com parcerias importantes do SEBRAE, INCRA, CERAC, BNB, CONAB e outros, mas um grande problema é a inexistência da extensão rural, e é preciso cobrar, para que todos se proponham a produzir, mas produzir corretamente.
O Presidente do CONSAD, vice-prefeito Adão, agradeceu a presença dos representantes dos diversos órgãos representativos e dos grupos de produção da agricultura familiar financiados pelo governo federal, ressaltando a finalidade do seminário quanto a construção conjunta de uma série de encaminhamentos e o comprometimento de potencializar cada vez mais a agricultura familiar.
-“Quero agradecer a oportunidade de estar participando de um momento rico de informações, objetivando a melhoria de vida do homem e da mulher do campo. A agricultura familiar exerce um papel fundamental na economia dos municípios, e a preocupação fundamental neste seminário é no sentido de organizar os arranjos produtivos para comercialização, para que realmente todos possam ter uma melhoria da qualidade de vida.” Deputada Estadual Reijane Dias.
- “Considero muito importante esta discussão, mas principalmente as ações que serão direcionadas a partir dos encaminhamentos do seminário, com a participação dos órgãos e entidades que fazem parte da capacitação, crédito e programas da agricultura familiar, buscando investimentos e resultados, para juntos integrar e fortalecer as ações e projetos da agricultura familiar em nosso município”. Vereadora Patrícia Vasconcelos, Presidente da Câmara Municipal de Batalha.
 A Palestra 01 – os desafios da sustentabilidade na agricultura familiar (INCRA) foi ministrada pelo Superintendente do INCRA-PI, Evandro Cardoso.
A Palestra 02 – Os desafios das operações de credito na agricultura familiar (BNB) foi ministrada pelo Superintendente do BNB, Nonato Almeida e pelo Gerente de negócios do BNB, Luiz Eduardo.
O primeiro dia do seminário encerrou com a apresentação dos grupos que participaram das seguintes temáticas:
Grupo 01: Horta e Artesanato – SEBRAE – Local: Câmara
Grupo 02: Cajucultura – PROCOMPI/FIEPI – Local: STTR
Grupo 03: Ovinocultura, Caprinocultura – Local: Casa Kolping
Grupo 04: Apicultura – UFPI – Local: Auditório do Fórum

A programação do seminário segue nesta sexta-feira, com encerramento após os debates e encaminhamentos.

I Seminário Municipal “Os Desafios da Sustentabilidade na Agricultura Familiar”.
Realização: STTR – CERAC e CONSAD

 Por:Lima Neto - Prefeitura Municipal de Batalha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim