Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA: Nova vacina contra pneumonia será incluida no calendário báscio das crianças

Secretaria Municipal de Saúde de Batalha
Coordenação de Imunização


Informação sobre uma nova vacina que será incluida no calendario básico das crianças. É a vacina pneumo-10 contra a pneumonia.
A vacina já se encontra no município, e estará disponível nos atendimentos de todas as equipes de PSF conforme agendado em cronograma e na sala de vacina da Secretaria Municipal de Saúde , os profissioniais(enfermeiros e auxiliares) já foram capacitados e os agentes de saúde já foram instruidos para a busca ativa dessas crianças.

             A vacina é direcionada para as crianças a partir de 02 meses até 2 anos. A nova fórmula foi elaborada pelo Ministério da Saúde e será disponibilizada em todo o país para reforçar o sistema imunológico das crianças menores de dois anos contra as pneumonias graves. Não tem eficácia se aplicada em adultos ou em crianças acima de 02 anos de idade.
             Antes,  estava disponível apenas nas unidades hospitalares para as crianças com complicações ou em farmácias e laboratórios particulares.A Pneumo 10 está sendo incluída no esquema de imunização das crianças. Os pais devem levar seus filhos para tomar as doses, que estarão de forma permanente nos centros de saúde, assim como as demais vacinas tradicionais.
            A vacinação será aplicada conforme a idade. Para as crianças de 2 a 10 meses serão administradas três doses da vacina a cada dois meses, com um reforço entre os 12 e 15 meses e um intervalo de 4 meses da última aplicação.Já as de 7 a 11 meses receberão duas doses a cada 2 meses, com um reforço entre os 12 e 15 meses, com um intervalo de 2 meses após a última vacina.  As crianças de 12 a 23 meses de idade recebem uma única dose, sem necessidade de reforço. O esquema é determinado pela idade da criança no início da vacinação.
            Vale lembrar que independentemente das campanhas de vacinação, é importante que os pais mantenham sempre atualizados o cartão de vacina de seus filhos, concluindo o esquema básico. Portanto, Pedimos aos pais que mantenham o cartão de vacina dos seus filhos atualizados. A inclusão da nova dose é uma decisão do Programa Nacional de Imunização (PNI), que busca atender ao calendário ideal de imunização estabelecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Imunizações (SBIm).


Aproveitamos a oportunidade para divulgar que está em falta no Estado a vacina anti-rábica humana.


Agradecemos a atenção
Prefeitura Municipal de Batalha
Secretaria Municipal de Saúde de Batalha
Coordenação de Imunização

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também...

Genealogia das famílias que ocuparam o Vale do Longá. Confira!!!

Coordenador do Campus da UESPI, de Esperantina, professor Valdemir Miranda de Castro, esta concluindo o trabalho de genealogia sobre as famílias que ocuparam o Vale do Longá, entre elas, os CASTELO BRANCO, REGO, CASTRO, MIRANDA, BORGES, CARVALHO, QUARESMA. São mais de 25 anos de pesquisas em que ele vem coletando dados de parentes em cemitério, igrejas, cartório e no dia a dia em conversas com parentes e amigos. Fora as leituras dos grandes trabalhos de genealogia e história do Piauí. Do árduo trabalho de pesquisa feita no Arquivo Público do Piauí, onde pesquisou por longos anos. Oportunidade em que ali conheceu o nosso querido Milton Martins Filho, emérito historiador de Batalha. Valdemir Miranda disse ao Folha de Batalha, que gostaria muito de contar com a ajuda dos batalhenses, para ver se encontra demais parentes e amigos que possam integra a genealogia das famílias que ocuparam o vale do Longá. Do trabalho adiantamos aqui uma parte em que o professor Valdemir demonstra as or...

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show