Pular para o conteúdo principal

Depois de uma eleição acirrada, 2.261.862 eleitores vão às urnas no Paiuí

Depois de um mês de campanha acirrada neste segundo turno, Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB) disputam o governo do Estado e Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) brigam pela presidência neste domingo (31). Exatamente 2.261.862 eleitores estão aptos a votar. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí espera divulgar os nomes dos eleitos.

Segundo o TRE, 6.158 urnas eletrônicas foram instaladas no interior do Estado e 1.266 na capital. A instalação terminou na tarde deste sábado (30) e nenhum problema foi registrado.




A preocupação principal é com as condições do tempo. Esta semana houve um esforço com uso de helicóptero para o transporte de técnicos e urnas para o município de Gilbués, que teve o acesso por estradas e o abastecimento elétrico cortados após a chuva que caiu na madrugada e manhã de quarta.

Porém, o coordenador das eleições do TRE, Jaime Lopes, garante que o problema na cidade já foi sanado. "A estrada já está trafegável e acreditamos que não deva ocorrer mais nenhum problema grave", comenta.




Jaime explica ainda que a principal dificuldade no primeiro turno foi em relação a transmissão de dados via satélite. "A empresa responsável aperfeiçoou o sistema e fez testes durante a semana. Não registramos nenhuma dificuldade mais. O que pode ocorrer é que, por conta de chuva, alguma sessão mais isolada não conseguir transmitir os dados. Mas, se acontecer, é em um número muito pequeno de sessões, que não compromete o resultado", afirma.

No pleito do 1º turno, 18 sessões em todo o Piauí demoraram a enviar os dados via internet. Por isso, a contagem e divulgação do resultado final entrou pela madrugada.

Tensão e acirramento

Esta campanha do 2º turno teve um clima mais acirrado do que o primeiro. Foram embates judiciais por conta de acusações de ambas as partes da disputa pelo governo.

As coligações "A Força do Povo" e "Para o Piauí Seguir Mudando", mesmo com o fim da campanha, prometem continuar a disputa judicial.

Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

DO CIDADEVERDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim