Depois de um mês de campanha acirrada neste segundo turno, Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB) disputam o governo do Estado e Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) brigam pela presidência neste domingo (31). Exatamente 2.261.862 eleitores estão aptos a votar. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí espera divulgar os nomes dos eleitos.
Segundo o TRE, 6.158 urnas eletrônicas foram instaladas no interior do Estado e 1.266 na capital. A instalação terminou na tarde deste sábado (30) e nenhum problema foi registrado.
A preocupação principal é com as condições do tempo. Esta semana houve um esforço com uso de helicóptero para o transporte de técnicos e urnas para o município de Gilbués, que teve o acesso por estradas e o abastecimento elétrico cortados após a chuva que caiu na madrugada e manhã de quarta.
Porém, o coordenador das eleições do TRE, Jaime Lopes, garante que o problema na cidade já foi sanado. "A estrada já está trafegável e acreditamos que não deva ocorrer mais nenhum problema grave", comenta.
Jaime explica ainda que a principal dificuldade no primeiro turno foi em relação a transmissão de dados via satélite. "A empresa responsável aperfeiçoou o sistema e fez testes durante a semana. Não registramos nenhuma dificuldade mais. O que pode ocorrer é que, por conta de chuva, alguma sessão mais isolada não conseguir transmitir os dados. Mas, se acontecer, é em um número muito pequeno de sessões, que não compromete o resultado", afirma.
No pleito do 1º turno, 18 sessões em todo o Piauí demoraram a enviar os dados via internet. Por isso, a contagem e divulgação do resultado final entrou pela madrugada.
Tensão e acirramento
Esta campanha do 2º turno teve um clima mais acirrado do que o primeiro. Foram embates judiciais por conta de acusações de ambas as partes da disputa pelo governo.
As coligações "A Força do Povo" e "Para o Piauí Seguir Mudando", mesmo com o fim da campanha, prometem continuar a disputa judicial.
Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com
DO CIDADEVERDE.COM
Comentários