Pular para o conteúdo principal

25ª edição do Festival Junino de Batalha chega ao fim

Ontem 27 chegou ao fim mais uma das edições do Festival Junino de Batalha, neste ano em sua edição de número 25, uma realização da Prefeitura Municipal de Batalha que foi iniciada á 25 anos atrás pelos seus idealizadores Nidoval, Lucimar Rocha, Nazário, Chaguinha do Foto e outros com o apoio do então prefeito Machado Melo e vem sendo continuado até hoje pelos administradores que pela prefeitura passaram, e este ano superou todos e a promessa do prefeito Amaro Melo e a cada ano fazer o melhor do que o anterior, pois para ele investir em cultura é muito bom para uma cidade.
               Na 1ª Noite tivemos o concurso da Rainha caipira 2010 onde a Campeã foi a Rainha do Grupo Cultural Caipiras do Dedila. Nesta noite também tivemos a apresentação do Boi do PETI, corais formados por alunos do PROJOVEM e PETI e a apresentação das Quadrilha, “Caipiras do Lindolfo”  e a Quadrilha do Bom Assunto e este ano tivemos uma surpresa, a Prefeitura através da Secretaria de Cultura, resgatou um cultura esquecida, a Dança TAMBOR DE CRIOLO da comunidade quilombola carnaúba amarela.
               Na 2ª Noite tivemos o concurso local de quadrilhas onde participaram as quadrilhas Força Jovem, Caipiras do Dedila e Arraiá dos Matutos, onde esta ultima sagrou-se bicampeã do Festival Junino de Batalha (Campeã também do ano de 2009). Tivemos também a apresentação do Boi do Mangangá e o tradicional boi do Paco Paco, contrariando algumas noticias que surgiram na rede de computadores. O Grupo do Boi Novo Ano (paco-paco) se apresentou com muita animação e alegria, mostrando o verdadeiro sentido da cultura do “Boi de Pano” assim como é chamado em Batalha essa tradição, assim como o grupo do Boi Mangangá. Os Grupos de Bois receberam apoio financeiro assim como todos os outros.
               Na hora da premiação, ocorreu algo inesperado, o Grupo cultural que ficou em 2º lugar, os Caipiras do Dedila, se recusaram a receber a premiação (R$500,00 e um troféu), onde alguns integrantes fizeram gestos obscenos e falaram palavrões com o nosso locutor que foi falar sobre a falta de espírito esportivo, pois é preciso saber perder. Em Batalha a rivalidade entre as quadrilhas Juninas está se tornando cada vez pior, ocorrem vais, gritos e mais o que acaba tirando a beleza das festas juninas. Hoje por exemplo a quadrilha campeã, Arraia dos Matutos, fez uma pequena passeata pelas ruas, quando houve um encontro com o outro grupo quase que há um inicio de briga, se não fosse a intervenção da Polícia Militar que acompanhava o movimento, abro um parêntese para falar do apoio total que a policia deu nas 3 noites de festival, mais também não se pode falar de um sem falar de outro, na escolha da rainha houveram protestos sobre a escolha da Rainha (a escolhida pelos jurados foi a dos caipiras como já foi citado) chegando a ser pedido a anulação da escolha. É Preciso que os responsáveis pelos grupos tomem consciência que em competições um vai ter que perder, às vezes nem perder, pois a segunda colocação não é ruim, tanto nas rainhas como nas quadrilhas, pois vence o melhor e que estes passem para os integrantes dos grupos, surgiram boatos de que determinada quadrilha não ganharia na atual administração, tudo besteira de quem não aceita perder, pois o júri era totalmente imparcial, tendo em vista que a escolha foi de comum acordo com os grupos e o presidente da mesa foi uma das pessoas mais respeitada do município, o juiz de direito Dr. Luiz de Moura. Por isso ao invés de ficarmos criticando temos que procurar o que foi feito errado e concertar os erros.
               Na 3ª noite tivemos na abertura a reapresentação da quadrilha campeã 2010 (Arraiá dos matutos) e logo em seguida foi realizado o Concurso regional de quadrilhas, onde 4 grupos culturais participaram são eles Maravilha (Barras), Asa Branca (Esperantina),  Retiro dos Ciganos (Esperantina) e Mandacaru do Sertão (Barras), onde tivemos como campeã 2010 a quadrilha esperantinense Asa Branca, a segunda colocação ficou com a Barrense Mandacaru do Sertão e a terceira colocação com a também esperantinense e campeã do ano de 2009 em Batalha, Retiro dos Ciganos. A Quadrilha Asa Branca de Teresina, atual campeã Piauiense, era pra ter se apresentado, mais por problemas de horário não pode chegar a tempo de se apresentar.
               O Prefeito Municipal, Amaro Melo, juntamente com o Secretário Nato encerraram o Festival com o sentimento de dever cumprido, já que toda a população aprovou o festival, que contou com a presença de várias personalidades, como o Dr. José Melo, médico conceituado na Bahia, o Ex-prefeito de Batalha, João Messias, o Dep., Estadual Robert Rios e sua Esposa Betânia Rios, a pré-candidata a deputada federal Iracema Portela, dentre várias outras personalidade locais e regionais.
               Ano que vem tem Mais e com certeza será muito melhor, o próximo evento a ser realizado será a VI Edição da Festa do Bode que está prevista para os dias 17,18 e 19 de setembro, mais antes disso temos os Festejos de Nossa Senhora de Lourdes entre os dia 05 e 15 de agosto.


Célio Jr 
OBS.: MAIS FOTOS SERÃO PUBLICADAS AMANHà

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim