Saúde Mental: “Direito e Compromisso de Todos”. Este foi o tema central discutido e trabalhado na I Plenária sobre Saúde Mental, realizada ontem 22, pela prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Saúde.
O evento aconteceu na câmara de vereadores e contou com um público de aproximadamente 140 pessoas, médicos, enfermeiros, auxiliares todos os funcionários do CAPS, NASF e da Sec. Mun. de Saúde além de representantes da sociedade civil e entidades de classe.
Na abertura a secretária de saúde Drª Marlene Lustosa destacou a importância do evento para o município, dizendo que o objetivo maior é trabalhar as políticas de estado, pactuar caminhos intersetoriais tornando público as dificuldades e a realidade da saúde mental do município. De acordo com a secretária, o Caps de Batalha é referência na região e atende atualmente em torno de 1500 usuários, desse total, 400 são de municípios vizinhos como Esperantina e outros.
O tema central foi discutido a partir de três eixos temáticos:
Eixo I - Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais (Eixo da Política e da Pactuação);
Eixo II – Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais.
Eixo III – Direitos Humanos e Cidadania como desafio Ético e Intersetorial.
Após a discussão foi apresentado os relatórios finais e aprovação da Plenária e eleitos os delegados (as) que irão participar da plenária do Macro Regional dias 3 e 4 de Maio em Parnaíba e da Conferência Estadual de Saúde Mental dias 12,13 e 14 de Maio em Teresina.
Por: Ricardo Nunes - Blog Prefeitura Municipal de Batalha
Célio Júnior - Adm. Blog Batalha Show
Comentários