A Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL) realizou neste sábado, 20 de agosto, na cidade de Batalha (PI), um encontro entre as Academias de Letras estabelecidas na região de sua influência geopolítica.
O objetivo do encontro foi integrar as entidades, homenagear diversas personalidades que contribiram e contribuem para o desenvolvimento cultural do território e viabilizar atividades em conjunto. Foram convidadas a Academia de Ciências, Artes e Letras de Piripiri; Academia Pedrossegundense de Letras e Artes; Academia Campomaiorense de Artes e Letras e Academia Altolongaense de Letras, Ciências, História e Ecologia.
Na programação, a abertura foi feita pelo presidente da ALVAL, Antonio Pedro de Almeida Neto, às 09 horas. Em seguida, o acadêmico Herculano Moraes fez uma palestra com o tema “Importância e contexto atual das Academias Regionais” Também houve a apresentação das Academias convidadas (quadros, atividades e projetos). Finalizando o Encontro, às 11 horas ocorreu a sessão de homenagens.
Foram homenageados os músico Francisco Gilberto Lima (Bel Lima) e Manoel da Costa Lima Neto; Banda de Música de Batalha; Ponto de Cultura Nossas Raízes; Professoras Socorro Sousa e Francisca Azevedo; Prefeitura Municipal de Pedro II/ Secretaria de Cultura; escritores Elias Medeiros Júnior, Ernani Getirana e Joaquim Neto Ferreira. Postumamente foram agraciados os músicos Francisco das Chagas Fortes Machado (Pantim), Joaquim Cícero da Costa (Mestre Quincas) e Raimundo Nonato Fernandes; escritores Cleyton Amaral Rodrigues, Milton Martins Vasconcelos Filho, Maria do Carmo Rebelo e o poeta José Nicodemos Rocha.
A Banda Manoel Fabiano e o Ponto de Cultura "Nossa Raízes" fizeram belíssimas apresentações durante o evento.
Por: Antônio Pedro de Almeida (Com adaptações)
Fotos: Antônio Lauro e Mauro Robert (Fonte Facebook Antônio Pedro)
Comentários