Batalha se localiza no estado brasileiro denominado de Piauí, estando com uma distância de 160 km da capital, Teresina. Banhada pelos Rios: dos Matos e Longá, fazendo fronteira com os municípios de Joaquim Pires, São José do Divino, Piracuruca, Brasileira, Esperantina, Barras e Piripiri.
HISTÓRIA
O Topônimo Batalha, segundo a tradição, teve origem nas lutas travadas entre colonizadores portugueses e indígenas, lutas essas que se prolongaram até o completo desalojamento dos aborígines.
Por volta do século XVIII, começaram a ser povoadas as terras por onde se estende o município de Batalha, um dos mais antigos do Estado do Piauí.
Em 1794, com o surto de melhoramentos no Povoado, cresceu a população. Iniciou-se, então, a construção da Igreja do Padroeiro, São Gonçalo.
Os naturais e os habitantes de Batalha são chamados batalhenses.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São Gonçalo de Batalha, pela lei provincial nº 340, de 22-08-1853, subordinado ao município de Piracuruca.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Batalha, pela resolução provincial nº 396, de 15-12-1855, desmembrado de Piracuruca. Sede na atual vila de Batalha. Ex-São Gonçalo de Batalha. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1858.
Pela lei estadual nº 197, de 23-06-1899, o município de Batalha passou a denominar-se Campos Sales.
Pela lei estadual nº 641, de 13-06-1911, o município de Campos Sales voltou a denominar-se Batalha.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município já denominado Batalha é constituído do distrito sede.
Pelo decreto estadual nº 1279, de 26-06-1931, é extinto o município de Batalha, sendo seu território anexado ao município de Barras do Marataoan, como simples distrito.
Em divisão administrativa referente ano de 1933, Batalha figura como distrito no município de Barras do Marataoan.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Batalha, pelo decreto estadual nº 1536, de 02-05-1934. Reinstalada em 29-03-1938.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
UM POUCO SOBRE BATALHA
Batalha uma terra que todos admiram como já dizia Nicodemos quando escreveu o HINO DE BATALHA, “Batalha terra eternamente amada”. Os filhos que a deixam querem voltar, pois a saudade é grande.
Mais lógico uma terra tão acolhedora, onde existem várias belezas naturais, não se pode se falar em Batalha sem se lembra da Cachoeira do Urubu ou mesmo da Festa do Bode(Evento que ocorre no mês de setembro).
Também considerada a terra da Ametista, onde já foram feitas escavações para a retirada desta pedra que é uma pedra considerada preciosa. Mas a mina foi extinta.
Dentre suas várias belezas naturais destacam-se sete maravilhas que foram eleitas por uma enquete do Site Página de Batalha, são elas: CACHOEIRA DO URUBU, BALNEÁRIO BELA VISTA, CACHOEIRINHA, CACHOEIRA DO XIXÁ, BREJO, IGREJA MATRIZ DE SÃO GONÇALO E AS PRAÇAS DA MATRIZ. Sendo a Cachoeira do Urubu uma das sete maravilhas do Piauí.
Dentre suas festas tradicionais pode mos encontrar o Carnaval, Festival junino, os Festejos aos nossos padroeiros – São Gonçalo (Dezembro/Janeiro) e Nossa Senhora de Lourdes (Agosto), a Festa do Bode (Setembro) e o Aniversário da cidade (15 de Dezembro)
Artesanato é destaque em Batalha, principalmente o artesanato da comunidade Frecheiras, onde os produtos ali fabricados são vendidos para todo o Brasil. Temos também a Cajuína, a tradicional Carne de Bode e a Carnaúba, árvore típica do cerrado e encontrada em grande número no Piauí, a Terra dos Carnaubais.
Dentre nossas personalidades temos o Mestre Manoel Fabiano, um excelente compositor e músico, o Grande político do Século XX em Batalha, Machado Melo e sua Esposa Dedila Melo, juntos realizaram uma grande apoio aos que necessitavam na época, não podemos deixar de citar Mestre Quincas, que juntamente com Mestre Fabiano formaram as valsas batalhenses. Inês de Castro, a idealizadora do Café da manhã nos Festejos, Humberto Tabatinga e dentre várias outras figuras ilustres de nossa Terra.
E é com esse amor e dedicação que nós FILHOS de Batalha vamos ajudar nossa cidade a crescer e prosperar para podermos dar um futuro digno aos nossos filhos e netos e podermos chegar a qualquer parte do mundo e ter orgulho de falar EU SOU DE BATALHA no PIAUÍ, uma cidade de um povo acolhedor e humilde.
Hoje 15 de Dezembro queremos dar Parabéns para Batalha pelos seus 154 anos de emancipação, esta terra que tanto amamos.
Esta foi uma pequena homenagem feita pelo Blog Batalha Show.
Célio Augusto Freitas Melo Júnior
Administrador do Blog
Créditos:
Bandeira de Batalha, Igreja Matriz (antigamente) e foto BOLOS: Página de Batalha
Comentários