Padre trará imagem do patrono do município para angariar recursos para obras da igreja.
Conta – se que “ o mestre de campo Bernardo de Carvalho Aguiar lutou contra os índios que saqueavam fazendas na região do Longa, nas proximidades de Piracuruca, em 1712. Vencida a luta, deu ao lugar o nome de Batalha de São Gonçalo, deixando no lugarejo uma imagem do santo português, que trazia consigo, acreditando que a mesma o protegia nos embates diários”. A história da dizimação dos índios está contada no livro “Bernardo de Carvalho”, de autoria do historiador PE. Cláudio Melo. Quanto à imagem do Santo, é venerada desde os primórdios da Batalha, tanto que em 1794, o major José de Miranda e sua esposa, mandaram erigir um templo em honra e glória ao santo português, do qual eram devotos. Para o patrimônio da capela, doaram gado e terras, em sinal de respeito. A igreja foi concluída em 1814.
Com a população avançada em números, foi transformada em Freguesia em 1853. É uma das mais antigas do Piauí. Neste ano, comemora 156 anos de Paróquia, e visando arrecadar recursos para a reforma da igreja, o Pároco Padre Evandro, com o apoio da comunidade batalhense em Teresina, fará uma peregrinação com a imagem, na residência de filhos de Batalha que moram na capital. A imagem será recebida dia 13 de novembro, as 19h., no Centro Pastoral Paulo VI, onde será celebrada uma Missa com a presença dos filhos ausentes de Batalha.
A programação inclui a recepção à imagem do Padroeiro de Batalha, pela Banda de Música da PMPI, que executará dobrados de autoria do Maestro batalhense Manoel Fabiano., seguida de missa na Capela do Centro Pastoral Paulo VI, onde o Hino de São Gonçalo será executado pelos netos do autor, o Maestro Fabiano.
A imagem passará 30 dias em peregrinação por Teresina e só retornará a Batalha no dia 22 de dezembro, quando serão iniciados os festejos do Padroeiro que se encerrarão no dia 1 de janeiro de 2010.
MILTON FILHO
Célio Júnior - Blog Batalha Show
Comentários