Pular para o conteúdo principal

XIXÁ ou CHICHÁ? Eis a questão.

Surgiu uma Polêmica após a publicação da matéria que relatava a colocação de placas de sinalização na entrada dos pontos turísticos de Batalha, então surgiu a polêmica sobre a Real escrita do nome da Cachoeira do Xixá. Como se escreve CHICHÁ ou XIXÁ?

Nosso Blog fez uma pesquisa e encontrou que o termo certo é XIXÁ pois este termo é um nome INDÍGENA, que significa “Fruto semelhante a mão ou punho fechado”, este FRUTO que se denomina XIXÁ é muito encontrado na região da Cachoeira, por isso o CERTO é XIXÁ.

FONTE: http://frutasraras.sites.uol.com.br/stherculiach.htm


Célio Júnior.
Administrador do Blog.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Célio Melo Jr.,

Lamento que você ainda jovem bem que poderia ouvir os mais velhos. É uma boa prática.
No momento em que lhe informei a escrita do nome CHICHÁ lhe dei também o nome do doutor em letras, seu parente e meu, Dr. Fco. José Sampaio Melo. Foi no intuito de você o procurar para saber o motivo de tal dedução da grafia correta.
Ao contrário, você sugere criar uma polêmica sobre o assunto.
Por conta disso, o prepotente blogueiro autodidata até publica uma matéria provocativa.
Mas já que você quer polêmica, vamos ver no que vai dar.
Redação disse…
Sei que o Profº Doutor Francisco José é uma pessoa altamente competente, CHICHÁ é o nome de uma Árvore, e Xixá é o nome de um FRUTO, o referente fruto da foto.

Nem eu, nem você nem ninguem pode afirmar qual o verdadeiro nome, o TERMO XIXÁ já se popularizou entre todos e todas, esta fruto é encontrada na região.

Meu caro, Blogs, Sites e outros meios de comunicações são meios de divulgações, onde cada um faz seu trabalho da forma que entende desde que teja coerência, se eu PUBLIQUEI este artigo é porque eu tive um fonte que tambem foi PUBLICADA, por isso esse locais não são para discurssões bestas e equivocadas. Isso é até desrrespeito com os visitantes.

Nosso Blog quer apenas informar a POPUlAÇÃO do verdadeiro nome, se você entende errado já não é problema nosso.

CÉLIO JÚNIOR.
ADMINISTRADOR DO BLOG.
Anônimo disse…
Célio Júnior, seu blog está excelente.
Gostei da matéria sobre o significado do nome xixá, eu tinha dúvida sobre como se escrevia.
Continue com seu blog, pois tem muitas pessoas que gostam e apoiam suas idéias.
Jefferson Rocha
Redação disse…
Obrigado pela visita Jefferson,são pessoas como você que nos dá coragem de seguir na luta, e se você tiver alguma dúvida ou uma matéria que quiser publicar, nos envie que estaremos a disposição, pois nosso Blog é um espaço aberto e que não cobra nadade ninguem.

Célio Júnior
Batalha show.
Anônimo disse…
Célio, o seu blog pode até não cobrar nada, provavelmente por que é amador. Isso é normal. Mas saiba que no Brasil existem centenas blogs, profissionais, que cobram sim. Alguns chegam a faturar mais que determinados sites! Estamos falando de profissionais que vivem pra coisa. Nada mais justo cobrar, pois ninguém trabalha mais de graça!
Gardenia disse…
Adorei seu blog celio!
saiba que admiro demais suas ideias e o seu amor por nossa cidade...
continue olhando pra frente e levando essas informaçoes adiante, sem se deixar abater pelas criticas destrutivas, vc e um garoto mto inteligente e dono da minha admiração...
bom seria se tivessemos mais jovens como vc...
um abraço meu querido!
Redação disse…
Gardênia, obrigado pelos elogios, nós não vamos enfraquecer só porque alguns que tem inveja do crescimento dos outros querem atrapalhar, nosso Blog seguirá em frente e sempre que for preciso iremos fazer criticas, desde que tenhamos fontes e certeza do que estaremos publicando.

Abraços,

Célio Júnior
Admnistrador do Blog
BATALHA SHOW
Rivaldo disse…
Poxa, gostei do seu Blog.

Entrei no seu blog por acaso procurando frutas exóticas para plantar no meu quintal de um Sítio que comprei aquí na Bahia. Não sabia também que o nome era Xixá. sendo assim eu agradeço muinto pelo ensino e me diz uma coisa. Como arranjaria sementes de Xixá???

agradeço muinto pela resposta se preciso for.
Rivaldo de Azevedo
razevedo@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também...

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim...