Pular para o conteúdo principal

RESPEITO É BOM E BATALHA MERECE.


Nossa querida Batalha é uma Terra de Pessoas de BEM, UM POVO ACOLHEDOR, de bom comportamento, que respeitam o Próximo, Gosta de uma "Fulia" nos finais de Ano. Nosso Blog vem aqui demostrar o que uma Coordenadora do Sebrae Nacional Chamada Vivianne Vilela Falou de Batalha.

COMFIRA O QUE ELA PUBLICOU E DEPOIS 'APAGOU' EM SEU DIÁRIO DE BORDO:


Diário de Bordo - Batalha/PI
Cá estou com mais um Diário de Bordo o destino? Batalha/PI!!

Chegar lá já foi uma bataaalha. Começou com o atraso do vôo de quase 2 horas, já na fila na hora do embarque um cidadão ao ver a minha mochila (made in Desafio Sebrae), já foi se apresentando:

- Muito boa tarde doutora! Sou deputado federal. A senhora está indo pra minha terra?
- Na hora pensei: eita! Lá em Minas o povo se apresenta dizendo - oi, meu nome é João, Antonio, Joaquim…pelo visto o cabra num tem nome!!
Meu nome é Vivianne, senhor Deputado. Sim, vou para o Piauí.

Rapaz…eu tive que aguentar esta criatura leso o vôo inteirinho…e tu acredita que ele, em momento algum disse o bendito nome!!!

Quando eu desci em Teresina, que saí do avião já fui saudada pela “quentura” das 14h, andar na pista até o saguão do aeroporto é algo digno de uma trilha sonora feita pelo Ennio Moricone: tu olha pro asfalto e o bicho treme todiiiinho!!! Percebi que pegar a estrada antes do sol baixar ia ser uma coisa!!

Ás 17h eu já estava chegando em Batalha (terra do bode) que fica há 160km da capital…a estrada entre Teresina e Batalha é cheia de catabi o que obriga o motorista a andar meio lerdo..e depois ainda tem um trecho pequeno com direito ao Mundo Marllboro: poeira, poeira, poeira e poooooeira!!!

O som que eu ouvia dentro e fora do carro era o mesmo o tempo todinho!!! O que era aquilo??? Ou melhor, quem era aquela criatura??

O povo canta pelas ruas pedalando suas bicicletas, o povo canta varrendo as ruas. O fenômeno sonoro do momento no Piauí atende pelo nome de Pépe Moreno com a música “Americana quer beber” “conheci uma americana que queria só beber…só beber”, e isso era seguido do tal “Forró do risca faca” que diz assim: “foi no risca faca que eu te conheci, dançando, enchendo a cara… de bar em bar, de mesa em mesa, bebendo cachaça, tomando cerveja foi assim que eu te conheci…”

Rapaz! Ele faz em média 20 shows/mês, nunca para menos de 5.000 pessoas e cobra, por show, cerca de 10 a 20 mil!!! Uma coisa digna do programa da Regina Casé ou para provar a teoria do Chris Anderson A cauda longa.

Me disseram que este CD é o que toca nos melhores quebra da região!! Pode ser um quebra familiar, ou um quebra não-familiar. O que importa é que este tal de Pépe Moreno é o fenômeno musical na região e que nunca foi visto na tela das tvs, mas não sai da boca do povo!!

No sábado fui fazer as unhas no salão da praça…bom as as histórias do salão são um caso a parte, merecem um destaque (risos) num outro Diário. Quando fui pagar, dei uma nota de R$ 50,00 e ouvi:

- Égua!! Tu num tem dinheiro mais miúdo naum?

Na hora a minha cara denunciou o meu espanto, sem falar que eu fiquei mudinha da silva Aí uma colega que é da região me disse:

- Calma que ela não está te xingando!!! Isso é só uma expressão de espanto genuína. Algo similiar ao: oxe! Oxente! Vixe! Entendeu?
- Entendi né!!

De noite por conta do calor, e das minhas andanças entre uma oficina e outra durante o dia o meu joelho tava uma peba. similar a uma jaca, quando uma senhora olhou pra mim e disse:

- Doutora, vou ali buscar um caché para a senhora tomar!
Eu disse:
- Obrigada, mas tomar chá num vai dar pois está quente demais.
Ela respondeu:
- Num é pra tomar, basta a senhora engolir que logo, logo ele faz efeito. Nem dá pra fazer munganga.
E saiu andando para buscar o tal caché…

Fui atrás de uma tradutora pois a senhora tinha saído determinada a buscar o tal caché pra eu engolir (rs)…e aí eu fui descobri que lá tem:
caché para febre
caché para dor de cabeça
caché = comprimido

Enquanto esperava a tal senhora voltar, escutei uma mulher brigando com o marido (acho eu) e tive uma sensação ruim (rs) porque eu num entendi nadinha do que ela disse!!! Pois escute isso….

- Num se bula mais, nem faça muganga! Senão eu te dou um lexo e te pripino todinho! Deixo tua cara que nem uma arubemba e fique quieto que meus irmão tão lá no canto lhe pastorando! Num fresque comigo não!

Na hora eu é que tive de me conter para num exclamar: égua! Ainda bem que a jornalista que me acompanhou estava do lado e caiu na risada, mangando de mim pois a minha cara era de pura surpresa!!!

Eu já fui dizendo:

- Escreve e traduz o que foi que ela disse porque isso eu preciso colocar no meu Diário de Bordo!!!

Para finalizar, o ônibus atolou na areia, debaixo de pé de carambola!!!!!!

Mas no final, graças a Deus deu tudo certo e pude vir embora com uma sensação de missão cumprida e com o coração cheio de histórias e de vidas que me tocaram profundamente.

Esse é o link de Vivianne Vilela onde ela fala sobre nossa terra:

http://viviannevilela.wordpress.com/2008/10/14/diario-de-bordo-batalhapi

FONTE: Folha de Batalha.


BLOG BATALHA SHOW;

Sra. Viviane Vilela,

Nosso Blog está muito sentido com sua maneira de falar de Batalha, pois Batalha não é TERRA para andar se falando não, Batalha é terra que merece respeito, pois a mesma lhe recebeu com um "Tapete vermelho" quando você veio visitar Batalha. Batalha é a terra da Ametista, do Bode, dos Festejos de Nossa Senhora de Lourdes em Agosto, de São Gonçalo agora em Dezembro, dos Festivais juninos e olimpicos, das Belas quedas D'águas, dos Belos Campos, do Massapê, da Puba entre outras BELEZAS que BATALHA tem. Por isso repetimos;


Respeito é BOM, e Batalha MERECE.

Comentários

Anônimo disse…
Falou Bonito Célio, nós Batalhenses, temos que valorizar o nosso povo e não vai ser uma pessoa que aqui esteve uma vez que vai querer falar de BATALHA MAL.

Ass. Antonio José.
Anônimo disse…
Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens tentam acertar as contas com outra jovem na tarde desta sexta feira(27) em Batalha

Hoje (27), aproximadamente às 16h00min dezenas de jovens estavam reunidos na praça da matriz em Batalha com o objetivo de acertar as contas com outra jovem, que supostamente havia feito uma página no site de relacionamento ORKUT, onde colocava várias fotos de alguns jovens e na legenda xingava-os de nomes absurdos, palavrões e mais palavrões. Os mesmos se rebelaram e decidiram acertar as contas com a jovem e passaram a persegui-la durante toda á tarde, vários curiosos se reuniram e acompanharam o grupo, “Parecia um exército” comentou uma pessoa que viu o grupo passando. NOTA DO BLOG: Não citamos nomes para não manchar a imagem dos envolvidos, e concluímos que a violência entre jovens  em Batalha está em auto grau,(lembramos que recentemente saiu um vídeo na internet com duas alunas brigando após saírem de um escola em Batalha) é certo que a estudante ao colocar as fotos e falar mal das pessoas que estavam nas fotos não foi correta, mais também não

Mina de Ametista - Batalha Piauí

  A Mina de Ametista em Batalha está desativada a bastante tempo, no local se é possível observar cascalhos de ametista, sem valor, que foram retirados durante a época da esploração. Devido às chuvas os poços que antes eram separados se uniram.O Acesso ao local se dá pelo Riacho da Zuada, saída de Batalha para Teresina. Célio Jr - Batalha Show

Pré-História e Lendas de Batalha

Situada em região semi-árida do norte piauiense, o município de Batalha guarda em suas ressequidas matas, furnas e rochedos as marcas de um rico e diversificado folclore, interessantes lendas, além de várias inscrições rupestres e ocorrências minerais promissoras. Não é preciso nos deslocarmos muito da cidade para encontrarmos um dos mais curiosos monumentos que une vestígios pré-históricos ao folclore fabuloso da região. Trata-se da Pedra do Letreiro, muito conhecida pelo povo batalhense e situada na zona suburbana a sede do município. Temos ali uma rocha arenítica comprida, alta e estreita, semelhante á um longo paredão repleto de pinturas pré-históricas em cor vermelha mostrando algumas figuras tanto desgastadas. Estando as pinturas diretamente expostas às intempéries, quase não conseguimos mais discernir as figuras ali presentes, que também a costumeira ação dos vândalos. A pedra do Letreiro transformou-se em objeto de culto popular quando uma senhora, que reside nas suas proxim